crys 16 8

Mauro de Nadal propõe grupo nacional de assembleias para fortalecer participação na COP 30

Deputado Mauro de Nadal destaca oportunidades para Santa Catarina e defende políticas de compensação ambiental durante encontro em Belém

Em meio aos preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro, o deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) propôs a criação de um grupo nacional de trabalho com representantes das Assembleias Legislativas para discutir a atuação dos parlamentos estaduais no evento.

A ideia foi apresentada durante o encontro do colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizado na quinta-feira (24), em Belém.

Coordenador da Frente Parlamentar de Fortalecimento da COP 30, De Nadal representou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no evento por indicação do presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD). O objetivo da proposta é promover a troca de experiências entre os estados sobre ações relacionadas à conferência.

O parlamentar destacou que, além dos desafios climáticos, a COP 30 pode abrir oportunidades para Santa Catarina, especialmente na busca por políticas de compensação ambiental e financiamento para saneamento básico.

“Em Santa Catarina, quem produz, também preserva. Ao mesmo tempo em que o 30% do nosso PIB é resultado do agronegócio, contamos com 38% do nosso território coberto por florestas nativas. Além disso, somos o estado que registrou o maior percentual de redução de desmatamento da Mata Atlântica, com 86%. Isso mostra que nosso desenvolvimento é sustentável”, afirmou De Nadal. Ele ressaltou que a união dos parlamentos estaduais pode fortalecer a defesa de políticas ambientais justas, como as já adotadas em países europeus.

Além de Nadal, os deputados estaduais Neodi Saretta (PT) e Ivan Naatz também participaram das reuniões. Esta foi a segunda vez que o parlamentar esteve em Belém para tratar da COP 30.

PHILIPS Fone de Ouvido Sem Fio TWS

PHILIPS — Fone de Ouvido Sem Fio (TWS)

Conexão Bluetooth estável para música e podcasts sem interrupções. Autonomia de até 24 horas com o estojo de carga. Som equilibrado para o dia a dia.

  • Emparelhamento rápido
  • Chamadas com microfone integrado
  • Estojo compacto e leve
R$ 111,57 ou 3x de R$ 37,19 sem juros Promoção • Grande desconto
Comprar na Amazon *Preço e condições podem mudar a qualquer momento na Amazon.

Em janeiro, ainda como presidente da Alesc, ele se reuniu com a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), coordenadora estadual do evento, e com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB), para discutir o envolvimento catarinense na conferência.

Antes das discussões na Alepa, de Nadal encontrou-se com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), a quem convidou para visitar Santa Catarina e falar sobre a COP 30. O convite foi aceito, e a data da visita será definida em breve. A iniciativa reforça a estratégia de aproximação entre os estados para potencializar os resultados da conferência global.

Deputado Mauro de Nadal destaca oportunidades para Santa Catarina e defende políticas de compensação ambiental durante encontro em Belém

Leia também:

Rolar para cima
7 lugares mais visitados do Brasil Paraná com a melhor educação do Brasil 10 filmes parecidos com “Interstelar” Os livros mais marcantes de Stephen King que você precisa conhecer Como fazer um Negroni 10 filmes para quem gostou de “Ilha do Medo” 4 livros de Ivan Turguêniev que você precisa ler 9 filmes para quem gostou de Encontros e Desencontros 7 livros para quem gostou da trilogia “A Empregada” 8 filmes que todo mundo precisa assistir
Copyright © Todos os direitos reservados.