Deputado Mauro de Nadal destaca oportunidades para Santa Catarina e defende políticas de compensação ambiental durante encontro em Belém
Em meio aos preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro, o deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) propôs a criação de um grupo nacional de trabalho com representantes das Assembleias Legislativas para discutir a atuação dos parlamentos estaduais no evento.
A ideia foi apresentada durante o encontro do colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizado na quinta-feira (24), em Belém.
Coordenador da Frente Parlamentar de Fortalecimento da COP 30, De Nadal representou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no evento por indicação do presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD). O objetivo da proposta é promover a troca de experiências entre os estados sobre ações relacionadas à conferência.
O parlamentar destacou que, além dos desafios climáticos, a COP 30 pode abrir oportunidades para Santa Catarina, especialmente na busca por políticas de compensação ambiental e financiamento para saneamento básico.
“Em Santa Catarina, quem produz, também preserva. Ao mesmo tempo em que o 30% do nosso PIB é resultado do agronegócio, contamos com 38% do nosso território coberto por florestas nativas. Além disso, somos o estado que registrou o maior percentual de redução de desmatamento da Mata Atlântica, com 86%. Isso mostra que nosso desenvolvimento é sustentável”, afirmou De Nadal. Ele ressaltou que a união dos parlamentos estaduais pode fortalecer a defesa de políticas ambientais justas, como as já adotadas em países europeus.
Além de Nadal, os deputados estaduais Neodi Saretta (PT) e Ivan Naatz também participaram das reuniões. Esta foi a segunda vez que o parlamentar esteve em Belém para tratar da COP 30.
Em janeiro, ainda como presidente da Alesc, ele se reuniu com a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), coordenadora estadual do evento, e com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB), para discutir o envolvimento catarinense na conferência.
Antes das discussões na Alepa, de Nadal encontrou-se com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), a quem convidou para visitar Santa Catarina e falar sobre a COP 30. O convite foi aceito, e a data da visita será definida em breve. A iniciativa reforça a estratégia de aproximação entre os estados para potencializar os resultados da conferência global.