kyukgmkki

Lula diz que revogação de vistos dos ministros do Supremo feita pelos EUA é ‘inaceitável’

Lula chamou de “arbitrária e completamente sem fundamento” a decisão do governo dos EUA de revogar vistos do ministro Alexandre de Moraes, familiares e ‘aliados’

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “arbitrária e completamente sem fundamento” a decisão do governo dos EUA (Estados Unidos da América) de revogar o visto de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) neste sábado (19). “A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”, declarou.

“Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, completo Lula.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou nesta sexta-feira (18) que determinou a revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes. O norte-americano declarou, ainda, que o documento de familiares e “aliados” de Moraes no Supremo também estão suspensos — sem detalhar quais ministros foram afetados.

A ação dos EUA ocorre horas depois da operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está de tornozeleira eletrônica, proibido de acessar redes sociais e com circulação restrita (leia mais ao final da matéria). O STF não vai se manifestar sobre o assunto.

Rubio escreveu que o presidente Donald Trump foi claro ao destacar que a administração norte-americana tomará medidas contra os responsáveis por uma suposta “censura” à liberdade de expressão nos Estados Unidos.

Ao citar Bolsonaro, o secretário de Estado alegou que o ex-presidente é vítima de uma “caça às bruxas”, de iniciativa de Moraes.

Apoie o Jornal da Fronteira

Se o nosso conteúdo ajuda você a se informar, considere fazer uma doação de qualquer valor. Seu apoio mantém o jornalismo local vivo, livre e com qualidade.

💛 Doar agora

Transparência e prestação de contas: cada contribuição é revertida em reportagens e serviços à comunidade.

“A caça às bruxas política do juiz do Supremo Tribunal Federal brasileiro Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola os direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende para atingir os americanos”, compartilhou Rubio pelas redes sociais.

“Portanto, ordenei a revogação de vistos para Moraes e seus aliados no tribunal, bem como para seus familiares imediatos, com efeito imediato”, completou.

Lula chamou de “arbitrária e completamente sem fundamento” a decisão do governo dos EUA de revogar vistos do ministro Alexandre de Moraes, familiares e ‘aliados’

Operação contra Bolsonaro

Na manhã desta sexta, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão na residência de Bolsonaro em Brasília.

A decisão partiu do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que também determinou medidas cautelares ao ex-presidente, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de acesso a redes sociais.

Além de ser monitorado, Bolsonaro não pode sair de casa entre 19h e 7h de segunda a sexta-feira — e em nenhum horário aos fins de semana e feriados.

O ex-presidente também está proibido de sair do Distrito Federal e de conversar com o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos, licenciado do cargo de deputado federal.

Bolsonaro também não pode se aproximar de embaixadas e consulados, nem manter contato com embaixadores ou outras autoridades estrangeiras.

Lula chamou de “arbitrária e completamente sem fundamento” a decisão do governo dos EUA de revogar vistos do ministro Alexandre de Moraes, familiares e ‘aliados’

Polícia Argentina transporta mulher ferida em viatura até socorro no Brasil

Sem ambulância Polícia Argentina transporta mulher ferida em viatura até socorro no Brasil

Fonte: R7

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.