O encontro que reuniu 130 primeiras-damas fortalece o diálogo entre Estado e municípios
Primeiras-damas de 130 municípios paranaenses se reuniram nesta terça-feira, dia 25, no Palácio Iguaçu, para o primeiro de dois encontros promovidos pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, para fortalecer o diálogo com os municípios.
A iniciativa é promovida desde 2021 com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa as políticas e ações sociais nas 399 cidades paranaenses, principalmente as que impactam diretamente as mulheres.
A primeira-dama de Bom Jesus do Sul, Lorizete Teixeira Surdi, participou do encontro, que ocorreu no saguão principal do Palácio Iguaçu, em Curitiba, e reuniu representantes de diversos municípios e teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer as políticas públicas voltadas para a área social e para as mulheres.
Organizado pela primeira-dama do Estado, a programação contou com palestras e apresentações que destacaram os avanços nas áreas de saúde, educação, assistência social e direitos das mulheres.
Lorizete Surdi, que acompanhou atentamente as discussões, ressaltou a importância de espaços como o Encontro das Primeiras-Damas para a construção de uma rede de apoio entre as gestoras municipais.
“É uma grande oportunidade de aprendizado e troca de ideias. A experiência de outras primeiras-damas pode nos ajudar a implementar ações ainda mais eficazes em nossos municípios”, afirmou.
O evento foi marcado pelo fortalecimento do compromisso com a melhoria da qualidade de vida das mulheres e o apoio a políticas públicas que buscam a inclusão e a equidade.
Esse espaço de diálogo entre as mulheres tem trazido resultados práticos, como a adesão dos municípios nas campanhas Unidas contra a Dengue e Paraná Rosa, que foram criadas a partir desses encontros.
Além disso, os encontros também buscam estreitar a parceria dos municípios com o Governo do Estado e incentivar a implantação de ações sociais eficazes para atender, principalmente, as demandas das mulheres.
Para Lorizete, o evento representou mais uma chance de aprofundar a parceria com o governo estadual e ampliar as iniciativas já desenvolvidas em Bom Jesus do Sul.
“A troca de experiências e a aproximação com outras lideranças municipais é fundamental para que possamos trazer mais benefícios para as nossas comunidades”, concluiu Lorizete.
Leia também:
- O mistério dos pequenos bolsos nas calças jeans
- Publicadas diretrizes que detalham possibilidades e restrições de uso de celulares em sala de aula