Este é um livro muito conhecido por seu grande final chocante, e com certeza é uma das maiores reviravoltas já vistas, aonde o próprio narrador e terapeuta é um dos culpados, e mesmo lendo seus pensamentos durante o livro e sabendo tudo que ele faz, acabamos acreditando nele e desconfiando de todo mundo ao redor.
Theo estava sendo traído por sua esposa, que traía ele com Gabriel, marido de Alicia, o mais chocante é que a forma como Theo descreve esses atos faz parecer que a traição que ele descobre é dos dias atuais sendo que na verdade é algo antigo.
Theo decide ir atrás de Gabriel para descobrir quem era o amante de Kathy, descobre que ele era casado também e começa a rodear a casa para descobrir um pouco mais do casal e arrumar um espaço para contar a mulher que estava sendo traída.
Alicia escreve em seu diário e comenta com a vizinha, com Gabriel e com o médico que estava sendo vigiada, mas Gabriel e seu médico achavam que ela estava ficando louca e que não tinha com o que se preocupar. Então ela começa a escrever em seu diário o que estava acontecendo na esperança de que se acontecesse algo, aquilo seria uma prova de um crime. Na noite do assassinato, quando Theo entra na casa de Alicia e Gabriel escondido e quando Alicia e ele se encontram ele ameaça ela e prende ela em uma cadeira para esperarem Gabriel juntos.
Quando Gabriel chega, as luzes estão apagadas e então Theo, com a arma, bate em sua cabeça até desmaiar e o prende de costas para a mulher. Quando Theo revela que Alicia estava sendo vítima de uma traição, ele pede para que Gabriel escolha quem Theo deveria matar, Gabriel diz que não quer morrer. Alicia nessa hora estava se sentindo assassinada igual se sentiu quando seu pai disse que ela quem deveria estar morta no lugar da mãe e igual Alceste por seu marido Admento.
Assim que Gabriel diz que não gostaria de morrer, chega perto de Alicia, aponta sua arma para o teto de atira, fazendo Gabriel achar que ela estava morta, mas na verdade Theo solta Alicia e deixa a arma no chão, deixando Alicia livre para tomar a decisão que achar melhor depois de ter descoberto tudo que havia acontecido. Alicia decide matar seu marido e então dá 5 tiros no rosto de seu marido.
Depois que Alicia voltou a falar, fingiu que não havia reconhecido Theo e contou para ele, mentindo, sobre o que aconteceu no dia que Gabriel morreu, e Theo percebeu que ela estava mentindo, percebeu que ela sabia que era ele aquela noite, sabia que ela estava mentindo por que sabia quem era ele, e então decide injetar remédio nela deixando ela em coma. Antes de desmaiar Alicia já sabia o que iria acontecer e então decide contar toda a verdade em seu diário e esconder atrás do quadro que Theo odiava para que ele não encontrasse, Indira acabou achando e revelou para o investigador toda a verdade, e o investigador foi atrás de Theo para condená-lo.
Conclusão
Se você é fã de thrillers psicológicos que desafiam sua percepção e oferecem reviravoltas memoráveis, A Paciente Silenciosa é uma leitura obrigatória. Alex Michaelides conseguiu criar uma história que não apenas entretém, mas também faz refletir sobre os segredos que guardamos e o impacto do silêncio em nossas vidas.