Ação no Centro dos Idosos abordou tipos de violência, direitos da pessoa idosa e canais disponíveis para denúncias e acolhimento
A Secretaria Municipal de Assistência Social de São José do Cedro promoveu, na última semana, uma ação informativa no Centro dos Idosos dedicada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. A atividade integrou a programação do Junho Violeta e teve como foco explicar os tipos de violência, os direitos assegurados por lei e os canais de denúncia e acolhimento disponíveis no município.
A atividade foi conduzida pelo assistente social Edson e pela servidora Sílvia Nardi, que dialogaram com o grupo sobre violência física, psicológica, financeira, negligência e outras formas menos visíveis de abuso.
Os profissionais também detalharam os direitos assegurados às pessoas idosas e orientaram sobre como identificar sinais de risco dentro do convívio familiar e comunitário.
Foram apresentadas informações práticas para que os participantes reconheçam situações de violação de direitos e acionem a rede de proteção local.
A orientação incluiu os procedimentos para formalizar denúncias, os serviços de acolhimento e os encaminhamentos possíveis quando houver suspeita ou confirmação de violência.
“A orientação da Secretaria de Assistência Social é para que moradores que presenciarem ou suspeitarem de violência contra idosos procurem a rede de proteção do município”, frisou Silvia.
A programação do Junho Violeta seguiu no dia 18 de junho com nova palestra no Centro dos Idosos.
A série de atividades tem o objetivo de ampliar o acesso a informações sobre prevenção, acolhimento e garantia de direitos, além de fortalecer os canais de comunicação entre a população e os serviços de assistência social.
“O Junho Violeta é dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa”, lembrou a Secretaria Mauriani Françozi, destacando a importância de comunicar às autoridades quaisquer casos que indiquem risco, negligência ou violação de direitos.
A Secretaria também reforçou que a denúncia é um instrumento para ativar medidas de proteção e acompanhamento por parte dos órgãos competentes, e que a atuação conjunta da comunidade, dos profissionais de saúde e dos serviços sociais aumenta a capacidade de identificar e romper situações de violência.
Leia mais: Festa do Chapéu de Palha e Expo Bom Jesus terão mais de 100 expositores
Leia mais: Uma colisão entre uma bicicleta e uma scooter elétrica foi registrada em uma ciclofaixa no Centro de Navegantes, em Santa Catarina.

Lara Gabriely escreve sobre assuntos locais, mas também sobre assuntos relacionados à política dos estados do Paraná e Santa Catarina, além de outros fatos interesse regional.
Nota Editorial: Este conteúdo faz parte da cobertura jornalística do Jornal da Fronteira, feito por humano com ajuda de ferramentas de inteligência artificial, sob revisão de editor humano.
Sugestões de pauta: Entre em contato via WhatsApp: (49) 3644 1724.
🚀 Aproveite e nos siga no Google Notícias: Clique aqui para seguir o Jornal da Fronteira




