crys 66

Jorginho Mello lança carreta da Saúde da Mulher em Dionísio Cerqueira

O governador Jorginho Mello esteve visitando o município na última sexta-feira, quando acompanhado da prefeita Bianca inaugurou a Carreta da Saúde da Mulher

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

No mês dedicado à prevenção do câncer de mama e à promoção da saúde feminina, o governador Jorginho Mello lançou na sexta-feira, dia 3 de outubro, em Dionísio Cerqueira, a Unidade Móvel Saúde da Mulher. A iniciativa integra o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher e tem como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de ampliar e agilizar a realização de exames de mamografia em Santa Catarina.

“O Outubro Rosa é um chamado para lembrarmos da importância do cuidado com a saúde da mulher. Com essas carretas, vamos garantir que mais catarinenses tenham acesso rápido a exames essenciais, perto de casa, sem precisar enfrentar longas esperas. A carreta da mulher era um dos compromissos do meu plano de governo. Agora, com essa estrutura, conseguimos antecipar diagnósticos, reduzir problemas de saúde e ampliar o cuidado com as catarinenses”, destacou o governador Jorginho Mello.

A carreta está equipada com mamógrafo, aparelho de ultrassom e conta com uma equipe multiprofissional formada por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem. O serviço funcionará das 7h às 17h, com possibilidade de ajuste conforme a localização do veículo.

“O lançamento das Unidades Móveis da Saúde da Mulher representa um avanço importante no cuidado preventivo. Essas carretas simbolizam o compromisso do Governo do Estado em investir na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, garantindo mais chances de tratamento eficaz e qualidade de vida para milhares de mulheres”, destacou o governador.

A unidade ficará em Dionísio Cerqueira por cerca de 6 semanas, com apoio logístico e estrutural da Prefeitura, antes de seguir para outros municípios. O objetivo é garantir acesso descentralizado a exames de alta qualidade, especialmente em cidades distantes dos grandes centros, sendo que as pacientes que aguardam na fila do Sistema de Regulação (Sisreg) serão chamadas conforme a ordem de espera.

A prefeita Bianca Maran Bertamoni também celebrou a chegada da unidade móvel, através da qual serão atendidas não apenas as cerqueirenses, mas também todas as mulheres da região.

“É uma parceria muito exitosa e nós ficamos felizes em estarmos recebendo a Carreta da Mulher no nosso município. Estaremos à disposição de todo o Extremo Oeste de Santa Catarina e com certeza esse serviço vai vir para ajudar muito as nossas mulheres. A prevenção sempre é a melhor ação. As mulheres, que já estão aptas a fazer os exames de mamografia e ultrassonografia das mamas, poderão procurar a unidade de saúde mais próxima da casa dela, onde serão referenciadas para atendimento aqui na unidade móvel, a partir da nossa fila única. O pessoal da unidade móvel vai estar agendando para que os municípios venham até a Dionísio Cerqueira fazer os exames gratuitamente”, destacou a prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni.

Além da inauguração, Jorginho Mello anunciou investimentos no aeroporto municipal, confirmando o repasse de R$ 3,3 milhões para sinalização e implantação do sistema PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).

“Estamos atendendo compromissos históricos e preparando obras que vão impactar os próximos 20 anos deste importante município que é Dionísio Cerqueira”, disse o governador.

A prefeita também comemorou os novos investimentos, reforçando a parceria entre Estado e município.

“O Governo do Estado é o nosso braço forte. Essa carreta, inaugurada no Outubro Rosa, traz exames de ponta para nossas mulheres, e os recursos anunciados fortalecem ainda mais nossa cidade. Estamos muito felizes em poder oferecer saúde e qualidade de vida com esse apoio”, destacou.

Sobre o projeto

O investimento do Governo do Estado é de quase R$ 18 milhões, destinados a duas unidades móveis, que juntas realizarão, por ano, mais de 40 mil exames de mamografia e ultrassonografia de mamas, garantindo ainda o devido encaminhamento para a rede de saúde sempre que houver necessidade de acompanhamento complementar.

Em contrapartida, caberá aos municípios indicar o local estratégico para a instalação das unidades, assegurando a infraestrutura mínima necessária para o pleno funcionamento do serviço.

Leia também:

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.