O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o processo para que aposentados e pensionistas possam consultar e contestar descontos aplicados em seus benefícios por entidades associativas. No primeiro dia de funcionamento do sistema, 473 mil pessoas informaram que não reconhecem os valores descontados. Esse número representa 98,6% dos pedidos realizados até o momento.
Na terça-feira (13), o INSS enviou notificações para 9,4 milhões de beneficiários com informações sobre possíveis descontos. A contestação pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Nele, é possível verificar o nome da entidade que realizou os descontos nos últimos cinco anos e indicar se o valor foi ou não autorizado.
Também é possível realizar o pedido de contestação pela Central Telefônica 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Até o momento, o INSS não divulgou os valores que cada beneficiário poderá receber de volta. A informação será disponibilizada após o término da análise com as entidades envolvidas.
Durante o lançamento do plano de ação, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, havia anunciado que os valores e os nomes das associações seriam informados a partir do início do processo, o que ainda não ocorreu.
O INSS alertou para a circulação de perfis falsos em redes sociais, como o caso do perfil “@assistencia_inss” no Instagram. A conta imitava visualmente os canais oficiais e tentava enganar os usuários para coletar informações pessoais, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e fotos de documentos. O instituto reforça que os únicos canais oficiais são o portal Meu INSS e a Central 135.
Esses dados, quando fornecidos a golpistas, podem ser usados indevidamente para acessar contas vinculadas ao INSS ou realizar empréstimos consignados em nome dos beneficiários.
Como contestar descontos no Meu INSS:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS
- Informe o CPF e a senha
- Na área “Do que você precisa?”, digite “Consultar descontos de entidades”
- Verifique os descontos registrados
- Marque se foram ou não autorizados
- Informe e-mail e telefone
- Confirme os dados e clique em “Enviar declarações”