A partir de 26 de maio, aposentados e pensionistas do INSS começarão a receber o reembolso de descontos indevidos de mensalidades associativas
A partir desta segunda-feira, 26 de maio, todos os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos de mensalidade associativa na folha de pagamento referente ao mês de abril receberão o reembolso, totalizando R$ 292 milhões.
Os descontos ocorreram entre 24 de abril e 8 de maio, após a suspensão determinada pelo INSS, mas os valores foram retidos e não repassados às entidades. A devolução será feita automaticamente junto ao pagamento dos benefícios, entre 26 de maio e 6 de junho, e não é necessário tomar nenhuma providência.
A data de devolução depende do valor do benefício e do último algarismo do Número de Benefício (NB), conforme o calendário abaixo:
Quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 26 de maio
- Final 2: 27 de maio
- Final 3: 28 de maio
- Final 4: 29 de maio
- Final 5: 30 de maio
- Final 6: 2 de junho
- Final 7: 3 de junho
- Final 8: 4 de junho
- Final 9: 5 de junho
- Final 0: 6 de junho
Quem recebe acima de um salário mínimo:
- Final 1 e 6: 2 de junho
- Final 2 e 7: 3 de junho
- Final 3 e 8: 4 de junho
- Final 4 e 9: 5 de junho
- Final 5 e 0: 6 de junho
Caso o beneficiário não reconheça os descontos de mensalidade, ele deve informar ao INSS através do Meu INSS (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135. O INSS irá verificar a autorização junto à entidade responsável e, caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver o valor, que será repassado ao beneficiário.
Além disso, a partir do dia 30 de maio, os aposentados e pensionistas poderão realizar a consulta sobre os descontos indevidos nas agências dos Correios. São 4.730 agências, em todo o Brasil, preparadas para atender a esse serviço. Cerca de 20 mil funcionários dos Correios serão capacitados para ajudar quem não tem acesso ao aplicativo ou ao telefone.
Os beneficiários também podem verificar se os descontos foram autorizados pelo Meu INSS ou pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Alerta de Golpes: O INSS não faz ligações nem envia mensagens por SMS, e-mail, WhatsApp ou outros meios. O único contato oficial é por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, o telefone 135 está disponível.
Como acessar o aplicativo Meu INSS:
- Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativos (App Store ou Google Play).
- Faça login com seu CPF e senha.
- Verifique, no ícone do sininho, se há algum desconto de mensalidade associativa.
- Caso haja descontos não reconhecidos, comunique através do próprio aplicativo ou pelo telefone 135.
Leia também:
- 3 animais que fazem bem para o seu jardim e você precisa conhecer
- Descubra os benefícios da jardinagem para sua saúde, bem-estar e qualidade de vida