Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira,29

A partir desta segunda-feira, abre-se o período para inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Os interessados têm até o dia 10 de maio para realizar suas inscrições. Durante esse período, também é possível solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social. O exame está marcado para o dia 25 de agosto e será realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Atendimento especializado e condições de participação

O Encceja 2024 oferecerá atendimento especializado para participantes com diversas necessidades, incluindo baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, entre outras condições específicas. Além disso, gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas também podem solicitar atendimento especializado.

Requisitos e justificativa de ausência

O edital do Encceja 2024 foi divulgado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 podem se inscrever gratuitamente na edição deste ano, desde que justifiquem sua ausência no exame anterior. Caso não justifiquem a ausência ou tenham a solicitação de justificativa reprovada, será necessário ressarcir o Inep com o valor de R$ 40.

Forma de pagamento e informações adicionais

O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição, e pode ser quitado em qualquer banco ou casa lotérica.

Sobre o Encceja

O Encceja foi criado em 2002 com o objetivo de avaliar competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é organizado pelo Inep, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, sendo a emissão do certificado e da declaração de proficiência responsabilidade das secretarias de Educação.

Datas do Encceja 2024

  • Justificativa de ausência: 25/03 a 05/04
  • Resultado preliminar da justificativa de ausência: 15/04
  • Inscrições: 29/04 a 10/05
  • Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 29/04 a 10/05
  • Resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 17/05
  • Prova: 25/08
  • Resultado da prova: 23/12

Para se inscrever clique na imagem.

encceja 2024 1

Leia mais:

Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

Estudantes da rede estadual de ensino receberam informativos sobre a dengue em Santa Catarina

...