As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025 começaram nesta segunda-feira (14) e seguem até as 23h59 do dia 18 de julho, pelo horário de Brasília.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições são gratuitas, conforme edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho.
O programa, criado em 2001, tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento de cursos em instituições privadas que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para este ano, o MEC disponibilizou 112.168 vagas, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 neste segundo período.
Para participar, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação.
Também é necessário não ter participado do exame como treineiro e comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 4.554 em 2025.
O edital também prevê a reserva de 50% das vagas para o Fies Social, voltado a candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo, atualmente R$ 759. Nessa modalidade, o financiamento pode cobrir até 100% das mensalidades. Há ainda cotas destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A seleção dos candidatos considera a nota do Enem, respeitando a ordem decrescente de pontuação e levando em conta o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. Estudantes que já possuem diploma de nível superior ou que tenham débitos com o Fies ou outros programas de crédito educacional não poderão participar desta edição.
O resultado da chamada única será divulgado em 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar sua inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for convocado nessa etapa integrará automaticamente a lista de espera, que será utilizada para preenchimento das vagas remanescentes entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.
O Ministério da Educação orienta que todos os candidatos acompanhem os prazos e as orientações disponíveis no edital para garantir a participação correta no processo.
Leia também:
Estudante da área de saúde, Crysne Caroline Bresolin Basquera é especialista em produção de conteúdo local e regional, saúde, redes sociais e governos.