Apagão atingiu todas as regiões do Brasil após incêndio em subestação no Paraná, deixando milhões sem energia durante a madrugada.
Um incêndio em um reator da subestação de Bateias, no Paraná, ocorrido por volta de 0h32 desta terça-feira (14), provocou um apagão que atingiu todas as regiões do país. O desligamento da instalação afetou o fornecimento de energia em diversos estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.
Em alguns locais, a interrupção durou apenas alguns minutos, enquanto em outros bairros e cidades o fornecimento ficou suspenso por até 20 minutos. Em São Paulo, cerca de 937 mil clientes da Enel foram afetados. No Rio de Janeiro, 450 mil imóveis ficaram sem energia, atingindo 11 estações da Light e regiões como a zona norte, zona oeste e a Baixada Fluminense.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o retorno do sistema foi realizado de forma controlada. A recomposição das cargas ocorreu até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e por volta das 2h30 no Sul do país. Uma reunião preliminar entre os principais agentes do setor elétrico está marcada para esta terça-feira, com o objetivo de apurar as causas do incidente. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve divulgar um relatório detalhado até sexta-feira (17).
Em nota, a Enel informou que a interrupção foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), mecanismo automático do ONS responsável por proteger o Sistema Interligado Nacional (SIN) em caso de falhas. “O procedimento de corte de carga ocorre de forma automática para preservar a integridade do sistema elétrico. Em cerca de oito minutos, o fornecimento foi totalmente restabelecido em São Paulo”, informou a empresa.
A Light também atribuiu o apagão à atuação do Erac, afirmando que o fornecimento foi restabelecido pouco depois da 1h. No Amazonas, a Amazonas Energia registrou uma “perturbação no SIN” por volta das 23h32 de segunda-feira (13), afetando o fornecimento em Manaus, Parintins e Itacoatiara. A normalização começou logo após a autorização do ONS, pouco depois da meia-noite.
Relatos de apagão também vieram de outras regiões do país. Em Santo André, no ABC paulista, moradores registraram vídeos de bairros às escuras durante a madrugada. Situação semelhante foi observada no Rio de Janeiro, incluindo áreas como o Complexo da Maré e a Ilha do Governador. Em Santa Catarina, internautas relataram quedas de energia em Balneário Camboriú e outras cidades.

Leia também:
- Suplente de vereador, Tião, assume cadeira no Legislativo de Santo Antonio do Sudoeste
- Enfermeira é morta asfixiada após ex-marido não aceitar separação