Rito da imposição das Cinzas marca início da quaresma na Igreja Católica

As cinzas usadas no rito são produzidas a partir da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior

A partir desta quarta-feira (05), a Igreja Católica dá início a um período intenso de reflexão, penitência e oração: a Quaresma, que se estende pelos 40 dias que antecedem a Páscoa.

Durante a celebração católica é realizado tradicionalmente o rito da imposição das cinzas simbolizando a fragilidade e brevidade da vida humana, bem como a necessidade de conversão. As cinzas usadas no rito são feitas a partir dos ramos do ‘Domingo de Ramos’ do ano anterior.

O período da quaresma, para os fiéis católicos, simboliza a preparação para viver a Páscoa, morte e ressurreição de Cristo, celebrados durante a semana santa de 14 a 20 de abril. Quando os católicos intensificam atos de penitência, caridade e oração.

Em 2025, a Semana Santa terá as seguintes datas marcantes: o Domingo de Ramos no dia 13 de abril, a Missa do Crisma em 16 de abril e o Tríduo Pascal, que começa no dia 17 e culmina com a celebração da Ressurreição de Jesus no dia 20 de abril.

Nas Paróquias Divino Espírito Santo de Dionísio Cerqueira e Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Barracão, as celebrações de Quarta-feira de Cinzas ocorrerão às 19h, com a imposição das cinzas sobre os fiéis.

Campanha da Fraternidade 2025

A Quaresma também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade, que em 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a refletir sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma ecologia integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental.

No contexto de 10 anos de promulgação da Encíclica Laudato Si’, dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, do ano da COP-30 no Brasil e inspirado pelas realidades locais que tanto nos desafiam, a CF 2025 propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo à sociedade caminhos para uma conversão integral.

LER >>>  Lançamento da campanha "Abrace Essa Ideia" já está movimentando a cidade

A CF 2025 e a educação católica

A educação católica desempenha um papel essencial na promoção dos valores da Campanha da Fraternidade. Escolas e universidades católicas são chamadas a serem espaços de diálogo e formação para a sustentabilidade, estimulando práticas educativas e pastorais que integrem a fé e o cuidado com a criação.

De acordo com dados levantados pela ANEC, 99% das escolas católicas utilizam a CF como recurso pedagógico-pastoral. Nesse sentido, a CF 2025 propõe que educadores e gestores promovam iniciativas pedagógicas inspiradas na Ecologia Integral, fomentando o compromisso com a justiça socioambiental e a dignidade da vida humana.

Objetivo Geral da CF 2025

Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

As cinzas usadas no rito são produzidas a partir da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior