A Microsoft está introduzindo novos recursos de inteligência artificial no Windows 11, incluindo uma atualização para o Bloco de Notas (Notepad).
Agora, a IA será capaz de gerar rascunhos ou prévias de textos com base nas instruções fornecidas pelo usuário.
Esse recurso complementa as funções já existentes, como a reescrita ou o resumo de textos, e tem como objetivo ajudar na criação de conteúdo ou na ampliação de textos já iniciados.
Para utilizar o recurso, basta clicar com o botão direito do mouse no local onde você deseja inserir o novo texto ou selecionar um trecho existente que servirá de base para a IA.
A Microsoft liberará a nova função inicialmente para participantes do programa Windows Insider, nos canais Canary e Dev, com a versão 11.2504.46.0 do Notepad. Para acessar, é necessário estar logado em uma conta Microsoft e ter um computador Copilot+.
Usuários do Microsoft 365 terão direito a 60 créditos mensais para usar a IA no Notepad e em outras ferramentas da Microsoft. Já os usuários sem assinatura terão 15 créditos por mês. A Microsoft ainda não divulgou a data de lançamento do recurso para todos os usuários do Windows 11.
Além disso, o Paint e a Ferramenta de Captura (Snipping Tool) também serão atualizados com funções de inteligência artificial. No Paint, a IA permitirá criar adesivos a partir de prompts, que podem ser editados e salvos ou enviados para outros aplicativos.
O Paint também ganhará uma ferramenta de seleção de objetos mais precisa. Já a Ferramenta de Captura usará IA para ajustar automaticamente as imagens, permitindo a remoção de áreas indesejadas.
Esses recursos também serão disponibilizados inicialmente para os participantes do programa Windows Insider.
Leia também:
- Google lança AI Mode para buscas mais personalizadas e eficientes
- Apple pode liberar escolha de assistente digital no iPhone