Captação de órgãos no HGI marca avanço da rede de transplantes no Paraná, com fígado e rins destinados a pacientes em lista de espera.
O Hospital Geral Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araújo, em Francisco Beltrão, realizou pela primeira vez a captação de múltiplos órgãos na unidade. O procedimento mobilizou equipes do hospital e da Central de Transplantes do Paraná e ocorreu na última sexta-feira, 14, envolvendo a retirada de fígado e rins. O transporte dos órgãos contou com apoio da aeronave da Casa Militar do Governo do Estado. O doador foi um homem de 29 anos, cuja família autorizou o procedimento, permitindo que outras pessoas fossem beneficiadas.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que a ação demonstra o resultado do trabalho de descentralização dos serviços de saúde, que busca ampliar a estrutura e a capacidade das regiões para realizar procedimentos complexos. Segundo ele, a integração entre as equipes reforça o compromisso do Paraná com a expansão da rede de doação e transplantes e melhora o tempo de resposta para atender quem está na lista de espera.
A autorização da família é uma etapa fundamental para que a captação seja possível, e envolve acolhimento e entrevistas conduzidas por profissionais especializados. O trabalho foi realizado logo após a confirmação da morte do doador, com participação da equipe do hospital, da 8ª Regional de Saúde e da Organização de Procura de Órgãos de Cascavel.
De acordo com o coordenador da OPO Cascavel, Marcelo de Souza Furtado, houve melhora significativa no índice de autorização familiar nos municípios da 8ª Regional de Saúde, passando de 56% entre janeiro e outubro do ano passado para 68% no mesmo período deste ano. A taxa média estadual é de 70%, a maior do país, enquanto a média nacional é de 54%.
Segundo dados da Central Estadual de Transplantes, o Paraná registrou, de janeiro a outubro, 400 doações efetivas e 659 órgãos transplantados. Nesse período, foram realizados 27 transplantes de coração, 243 de fígado, 377 de rins e procedimentos duplos envolvendo 8 pâncreas/rim e 4 fígados/rim. Além disso, houve 912 transplantes de córneas, reforçando o desempenho do estado como referência nacional em doação e transplantes.


Leia também:
- Templo com mais de 1500 é destruído em incêndio na China, nesta sexta, 14 de novembro
- Descoberta histórica: Arqueólogos desenterram livro milenar de Confúcio encontrado em túmulo com 1000 anos
- Tesouro submerso da era Joseon é resgatado na Coreia do Sul após seis séculos escondido
- Descoberta de cavidades ocultas na Pirâmide de Miquerinos reforça hipótese de segunda entrada


