Um homem foi morto após tentar abordar um policial federal com uma arma de brinquedo. O fato aconteceu na tarde da última sexta-feira, 4 de abril, uma tentativa de assalto terminou de forma trágica no Rio de Janeiro.
Segundo informações da Polícia Militar, o policial reagiu de imediato ao se ver ameaçado. Mesmo com o objeto falso nas mãos do suspeito, a abordagem agressiva foi suficiente para o agente interpretar a ação como uma tentativa real de homicídio ou assalto. Em resposta, o policial fingiu se render ao assaltante, sacou sua arma e disparou contra o agressor, que foi atingido e morreu no local.
Um motorista que estava estacionado alguns metros atrás, filmou toda a ação. Em um dos registros, feitos por um pedestre que testemunhava a cena à distância, é possível ver o policial federal fingindo se render. De costas para o suspeito, ele levanta as mãos lentamente e, de forma estratégica, aproveita a distração do criminoso para sacar sua arma e disparar.
Equipes do 2º BPM (Botafogo) foram acionadas imediatamente e realizaram o isolamento da área para perícia. A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) também foi chamada e assumiu a investigação do caso. Apesar do desfecho com a morte do suspeito, o procedimento padrão nesses casos exige a apuração da conduta do policial envolvido, mesmo que este tenha agido em legítima defesa.