Guia passo-a-passo de como emitir a RG Digital no Paraná e em Santa Catarina

Agora é oficial: a Nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) já está em circulação por todo o território nacional, trazendo consigo uma série de inovações em relação ao antigo Registro Geral (RG). Esta mudança visa aprimorar a segurança e a acessibilidade dos documentos de identificação dos cidadãos brasileiros.

Entendo que muitos leitores estão com dúvidas sobre como obter ou emitir a nova Carteira de Identidade, o Jornal da Fronteira montou esta matéria, como um guia facilitador.

O que é a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN)?

A Nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) é o novo documento de identificação que substitui gradualmente o antigo Registro Geral (RG). Ela apresenta novos campos, código MRZ (Machine Readable Zone), e a grande novidade: uma versão digital que pode ser acessada por meio do aplicativo Meu Gov.br.

Essa iniciativa é parte de um esforço do governo para modernizar os documentos de identificação e facilitar a vida dos cidadãos.

Desde o dia 06 de novembro, é obrigatória a emissão da CIN por todos os estados da federação. No entanto, é importante destacar que o antigo modelo do RG ainda é válido até 2032. Portanto, os cidadãos não precisam se apressar para atualizar seus documentos de identificação. Vale dizer, no entanto, que em alguns locais, especialmente em viagens, já é exigido o novo documento.

O que muda com a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN)?

Muitos cidadãos têm dúvidas sobre as mudanças trazidas pela Nova Carteira de Identificação Nacional. O que exatamente muda com esse novo documento? Uma das principais inovações é a versão digital, que pode ser acessada pelo aplicativo Meu Gov.br. Isso significa que você não precisa mais carregar a versão física consigo o tempo todo, pois a versão digital é igualmente válida.

Como tirar o RG Digital no Paraná e em Santa Catarina

Para facilitar o processo de emissão da Nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), alguns estados já disponibilizam a opção de tirar o RG digital.

Abaixo, apresentamos o passo a passo para o estado do Paraná:

1. Acesse o site oficial da Polícia Civil do Paraná pelo endereço www.policiacivil.pr.gov.br. Ou clique para ir direto: 1ª via ou 2ª via.

2. No site, você pode agendar o atendimento para a emissão da 1ª e 2ª via da CIN.

3. Durante o agendamento online, você poderá escolher o posto de atendimento, a data e o horário mais convenientes, especialmente se estiver solicitando a primeira via.

Lembrando que os documentos de identificação atuais ainda são válidos, então não há necessidade de pressa.

Em Santa Catarina:

  1. Para obter a Nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) em Santa Catarina, o primeiro passo é acessar o site da Polícia Científica, disponível em https://www.policiacientifica.sc.gov.br/. Ou clique aqui para ir direto.
  2. No site, você poderá agendar o horário para atendimento presencial na unidade escolhida.

3. Devido à alta demanda, pode ser que não haja horários disponíveis imediatamente. Nesse caso, é recomendado fazer o agendamento às 12h do dia seguinte, quando novas vagas são abertas diariamente.

Mantenha-se informado sobre as informações e prazos do seu estado para garantir que você esteja em conformidade com as mudanças na emissão da Nova Carteira de Identificação Nacional (CIN).Outra opção, se você tem dificuldade, é procurar a prefeitura do seu município e solicitar novas informação.

A Nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) representa um avanço significativo na modernização dos documentos de identificação brasileiros. Com a versão digital acessível pelo aplicativo Meu Gov.br, os cidadãos ganham mais comodidade e segurança.

Lembre-se de que os documentos de identificação atuais continuam válidos, então você pode realizar a atualização no seu próprio tempo, sem pressa. Fique atento às informações e prazos do seu estado para garantir que você esteja em conformidade com as mudanças.

...