crys 55 1

Guarujá do Sul intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

O setor de Endemias realiza aplicação de fumacê e da técnica BRI Aedes para reforçar o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Guarujá do Sul intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, com uma série de medidas realizadas pelo setor de Endemias na última quinta-feira, 20 de novembro. Entre as ações foi realizada a aplicação do fumacê (UBV costal) e a implementação da técnica Borrifação Residual Intradomiciliar para Aedes (BRI Aedes), recomendada pela Organização Mundial da Saúde para sua eficácia no controle do vetor.

Pela manhã, a equipe fez a intensa com fumacê em locais estratégicos cuidadosamente mapeados e monitorados. Essa ação, que ocorre a cada dois meses, tem como objetivo reduzir rapidamente a população de mosquitos adultos em áreas de maior risco, auxiliando no controle imediato da infestação e na prevenção de surtos de doenças transmitidas pelo Aedes.

Já à tarde, foi realizada a técnica BRI Aedes em pontos específicos como o Centro dos Idosos, Prefeitura Municipal, Igreja do Pessegueiro, Câmara de Vereadores e Posto de Saúde Central. Essa metodologia consiste na aplicação de um inseticida residual em superfícies internas e externas, que permanece ativo por um período prolongado — geralmente até dois meses — criando uma barreira protetora.

O setor de Endemias realiza aplicação de fumacê e da técnica BRI Aedes para reforçar o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Quando os mosquitos pousam nessas áreas, entram em contato com o produto e são eliminados, o que também ajuda a repelir os vetores e evitar que permaneçam nesses ambientes.

O BRI Aedes é uma estratégia complementar importante porque atua nas áreas preferenciais de proteção do mosquito, especialmente dentro e ao redor dos imóveis, e pode ser aplicada de três a quatro vezes ao ano para garantir maior controle e redução da população vetorial.

Esse método, além de eficiente, se integra a demais ações de prevenção e vigilância da Prefeitura, tornando o combate ao Aedes mais abrangente e duradouro.

A Prefeitura ressalta, no entanto, que o sucesso dessas ações depende da colaboração de toda a população. É fundamental que os moradores façam a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito, como água acumulada em vasos, pneus, garrafas e outros recipientes que possam servir de ambiente para a reprodução do Aedes aegypti.

Mantenha esses cuidados evitando o surgimento de novos focos e complementando os esforços técnicos realizados pelo setor de Endemias.

Essas ações contínuas são essenciais para evitar surtos, reduzir o impacto das arboviroses e aumentar a qualidade de vida da população de Guarujá do Sul.

crys 55 1
Leia também:
Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.