Grêmio fez 1 a 0, com o resultado, o Tricolor soma agora oito pontos e, ao final do jogo, ocupava a 12ª posição no Brasileirão
O Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após cinco partidas de jejum. Na tarde deste domingo (4), na Arena, o time comandado por Mano Menezes superou o Santos por 1 a 0, com gol do uruguaio Cristian Olivera, aos 31 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Tricolor soma agora oito pontos e, ao final do jogo, ocupava a 12ª posição, embora ainda pudesse perder lugares com o complemento da rodada.
Buscando melhor desempenho e combinação tática, Mano promoveu mudanças: Igor Serrote e Wagner Leonardo entraram na zaga, enquanto Cristaldo e Edenilson reforçaram o meio, e Olivera atuou pela esquerda. O time começou bem, com movimentação ofensiva e boas jogadas, principalmente com Kike Olivera.
Logo aos 10 minutos, o Tricolor reclamou de um pênalti não marcado em Cristaldo. O VAR revisou o lance, mas a arbitragem não assinalou infração. O ritmo seguiu forte até os 20 minutos, quando o Santos cresceu e equilibrou as ações, aproveitando erros do Grêmio no meio-campo.
O segundo tempo começou com nova postura gremista. Mano colocou Alysson Edward no lugar de Edenilson, e o time chegou com perigo logo no primeiro minuto. Aos poucos, novas substituições foram sendo feitas — Monsalve e Camilo entraram para reforçar o setor ofensivo. A jogada do gol veio justamente de Alysson, que venceu o marcador no meio, cruzou e viu a bola chegar até Kike, que finalizou com precisão para marcar.
O Santos ainda teve uma boa chance com Zé Ivaldo, mas o cabeceio passou por cima do gol. Nos minutos finais, Mano fechou o time e fez as últimas substituições. Cristian Olivera, ovacionado pela torcida, deixou o campo nos acréscimos.
A vitória alivia a pressão sobre o elenco e dá confiança para o compromisso da próxima quarta-feira (7), às 21h30, contra o Atlético Grau, pela Copa Sul-Americana, no Estádio Alejandro Villanueva.
Jair Bolsonaro tem alta após ficar 21 dias internado em Brasília
Gaúcha ZH