Governo vai desapropriar áreas próximas ao aeroporto de Foz para construção de viaduto e centro turístico

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) que vai desapropriar duas áreas em frente ao Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Os dois terrenos, de 10.340 metros quadrados e de 3.560 metros quadrados, pertencem atualmente à construtora 5 Star e vão ser utilizados para a construção de um viaduto na Rodovia das Cataratas (BR-469), além de um centro voltado para a promoção do turismo e de ações ambientais.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, está executando a duplicação da Rodovia das Cataratas, em parceria com o governo federal e a Itaipu Binacional.

As obras vão desde o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até trevo de acesso à Argentina, em uma extensão de 8,7 quilômetros.

Além das pistas e vias marginais, a obra também contempla a construção de uma ponte e de quatro viadutos. Três deles já foram iniciados e o quarto aguardava apenas a liberação da área em frente ao aeroporto para começar a execução.

Na área excedente, deve ser construído um centro turístico, já que além da proximidade ao aeroporto, o local também dá acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu, o principal ponto turístico do Paraná. Na região, também estão localizados diversos hotéis e resorts, além de outros atrativos, como o Parque das Aves.

...