Governo do Paraná e Airbnb lançam rota para promover turismo sustentável no Litoral

O Governo do Estado e o Airbnb lançaram nesta ultima segunda-feira (22), no Palácio Iguaçu, a rota de turismo sustentável “Coração da Mata Atlântica: segredos do Paraná”. O roteiro foi apresentado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e diretores da empresa e vai contar com uma página especial dentro da plataforma do Airbnb para promover viagens que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais nas áreas do bioma, no Litoral do Paraná.

Localizada no maior remanescente da Mata Atlântica do Brasil, a rota vai passar pelos municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, valorizando o empreendedorismo sustentável e destinos turísticos como o Caminho do Itupava, o Pico do Paraná, o Parque Estadual Pico do Marumbi e a Ilha de Superagui, além de empreendimentos particulares na região.

A iniciativa faz parte do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), da Invest Paraná, que incentiva o desenvolvimento econômico sustentável de diferentes regiões paranaenses, inclusive o Litoral. O programa trabalha com as comunidades locais para inserir valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e históricos de produção.

A parceria, destacou Ratinho Junior, demonstra o novo momento do Litoral do Paraná, além de aproveitar a vocação da região para o turismo de natureza para gerar emprego e renda. “Todo o potencial do Litoral do Paraná, em especial na região de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, que fica no coração da Mata Atlântica, vai ser divulgado em todo o planeta, porque o Airbnb é uma empresa global e a maior plataforma de hospedagem do mundo”, disse.

“Isso representa um potencial gigante para a atração de mais turistas ao Estado, o que vai se refletir na geração de emprego, fortalecendo negócios de gastronomia, pousadas, hospedagens e transporte”, destacou o governador. “Estamos conseguindo atrair grandes iniciativas ao Litoral, com muita criatividade, trabalho e planejamento. Já tivemos os cruzeiros internacionais, que trouxeram 30 mil turistas à região, e agora mais essa opção para fortalecer o turismo sustentável”.

Paraná vai sediar Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura

O projeto Rotas Airbnb, que tem agora nove roteiros no Brasil, é uma iniciativa da plataforma de hospedagem para promover destinos sustentáveis, que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais. “A inclusão do Paraná entre as rotas do Airbnb reforça o compromisso da plataforma em unir forças em prol de um turismo sustentável e ecologicamente correto, além de estimular o turismo doméstico”, explicou Aleksandra Ristovic, gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.

“Esse tipo de cooperação é importante porque fortalece a divulgação de destinos e experiências, com a movimentação da economia local. Por meio da parceria com a Invest Paraná, a inclusão do Estado aos destinos do Rotas Airbnb agrega um rico conhecimento compartilhado com a comunidade de anfitriões e viajantes”, ressaltou Aleksandra.

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, destacou que a iniciativa promove segmentos que têm crescido muito, como o turismo de natureza, de aventura e de base comunitária. “Depois da pandemia, houve uma mudança muito grande no comportamento das pessoas, que passaram a buscar esse tipo de

Para auxiliar os empreendedores locais a aproveitarem o potencial da rota, a Invest Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e a Grande Reserva Mata Atlântica, está com uma chamada pública aberta para selecionar propriedades turísticas para um programa de incubação e capacitação. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril AQUI.

Podem participar pessoas físicas e jurídicas que ofereçam serviços de acomodação e hospedagem, visitação à propriedade e experiências turísticas, passeios ou tours e de gastronomia e alimentação. Serão selecionados 30 participantes dos três municípios que fazem parte da rota. Eles serão acompanhados ao longo do programa e terão acesso a um pacote de benefícios personalizados, relacionados à gestão, finanças, marketing e boas-práticas.

“Estamos trabalhando desde 2021 com as comunidades locais, oferecendo oficinas, fazendo pesquisas de campo e também buscando parceiros como o Airbnb”, explicou o gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato. “Essa rota entrega aquilo que a comunidade nos demandou, que é integrar o turismo nessas três cidades do Litoral Norte do Paraná, para que o turista conheça os diversos atrativos disponíveis nesses locais”.

Grande Reserva Mata Atlântica vence prêmio internacional de turismo responsável
A rota destaca atrativos da Serra do Mar e do Litoral, onde fica parte considerável do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica no Brasil, com uma grande diversidade de fauna e flora. Ela inclui destinos como a Estrada da Graciosa, o Parque Estadual Pico do Marumbi, as cachoeiras na Serra do Mar, as ilhas de Guaraqueçaba, entre outros.

Na rota é possível percorrer caminhos históricos, como o do Itupava, que ligava o planalto à costa; conhecer a culinária e os costumes locais, que vão desde o barreado até o fandango caiçara; aproveitar atrativos como montanhas, rios e cachoeiras e praticar atividades como canoagem, rafting e trekking. Na página do projeto, o Airbnb também destaca empreendedores locais que contam com hospedagens e oferecem experiências turísticas ao longo desse percurso.

Tatiana Perim, diretora-executiva e fundadora do Ekôa Park, empreendimento ecológico localizado em Morretes, destacou que a nova rota valoriza o turismo de base comunitária e os negócios locais que se preocupam com a preservação do meio ambiente. “Ter o Airbnb, que é uma empresa mundial, olhando para o Paraná já nos causa muito orgulho. E essa rota interligando os três municípios certamente vai potencializar o turismo, trazendo o desenvolvimento sustentável inclusivo, continuando com a preservação do meio ambiente que é o grande ativo dessa região”, disse.

“Esse trabalho valoriza a Grande Reserva da Mata Atlântica e os empreendimentos locais. Os empresários passam a entender a importância da preservação do bioma, mostrando o valor de manter a floresta em pé”, ressaltou o diretor-executivo da Adetur Litoral, José Reis de Freitas Neto.

Fórum do Turismo Religioso do Paraná segue com inscrições abertas
Lançado em 2020 pela Invest Paraná para aprimorar as cadeias de valor dos produtos típicos e sustentáveis do Estado, o programa Vocações Regionais Sustentáveis promove produtos e destinos que unem história, cultura, conhecimento e riquezas naturais. A ideia é incentivar os pequenos produtores rurais e as comunidades tradicionais a ganhar novos mercados, além de valorizar a bioeconomia regional.

O programa está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), unindo conhecimentos tradicionais aos científicos e tecnológicos, com apoio da gestão pública. Por meio da metodologia Value Links 2.0 e com a colaboração de mais de 30 parceiros institucionais, o programa visa incentivar pessoas e fomentar a criação de processos inovadores que mantenham a floresta em pé, ao mesmo tempo em que geram fontes de renda.

Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; e da Administração e Previdência, Elizandro Frigo; os diretores da Invest Paraná, Rogério Chaves e Giancarlo Rocco; o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado; os deputados estaduais Anibelli Neto e Alexandre Curi; os prefeitos de Morretes, Júnior Brindarolli; de Antonina, Zé Paulo; e de Guaratuba, Roberto Justus.

...