Gigantesca cidade perdida é encontrada nas selvas da Guatemala

Um avanço arqueológico épico foi anunciado, revelando uma civilização maia além de qualquer imaginação, graças à tecnologia revolucionária de mapeamento a laser LiDAR. De acordo com o National Geographic, uma equipe de pesquisadores identificou mais de 60 mil estruturas maias nas densas selvas de Petén, na Guatemala, lançando luz sobre a complexidade e a extensão do Império Maia.

Utilizando a tecnologia LiDAR, que dispara milhões de pulsos de laser de um avião para o solo, os pesquisadores conseguiram mapear mais de 2 mil km² de terra anteriormente obscurecida pela vegetação densa. Essas varreduras revelaram casas, fortificações, calçadas e até uma pirâmide de sete andares que havia sido engolida pela selva.

“Este é um dos maiores avanços em mais de 150 anos de arqueologia maia”, afirmou Stephen Houston, arqueólogo da Universidade Brown, em entrevista à BBC. Até então, acreditava-se que as cidades maias eram isoladas e autossustentáveis, mas as varreduras LiDAR indicam que a civilização maia na Guatemala era interconectada e sofisticada, semelhante a outras grandes civilizações antigas.

jornal cedro img 2 5

As extensas redes de calçadas e plataformas elevadas, identificadas pela tecnologia LiDAR, sugerem que essas estruturas podem ter facilitado o comércio entre diferentes áreas do Império Maia. Além disso, os dados revelam que a população maia era muito maior do que se pensava anteriormente, possivelmente chegando a 15 milhões de pessoas, incluindo áreas antes consideradas inabitáveis.

A pesquisa também identificou sistemas de defesa, como muralhas e fortalezas, indicando uma sociedade maia que estava preparada para proteger suas cidades. Algumas áreas mapeadas eram inexploradas, enquanto outras já haviam sido escavadas.

Esta descoberta emocionante é apenas a primeira fase da Iniciativa LiDAR da PACUNAM, que visa mapear mais de 13 mil km² das planícies da Guatemala ao longo de três anos. O documentário “Lost Treasures of the Maya Snake King,” desenvolvido pelo National Geographic, oferece mais informações sobre esta incrível pesquisa. A revelação do Império Maia oculto na selva da Guatemala é um marco na arqueologia e na compreensão da história antiga.

...