crys 54

Gasto público pode ser acompanhado por município e por habitante com nova ferramenta online

Acompanhar a qualidade do gasto público, e não apenas os valores totais, é uma possibilidade concreta oferecida pela plataforma Gasto Brasil, iniciativa que permite visualizar como estados e municípios brasileiros aplicam os recursos públicos.

Desenvolvida pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a plataforma foi criada com o objetivo de tornar mais transparente o uso do dinheiro público. Com dados visuais e acessíveis, a ferramenta incentiva a participação da sociedade na fiscalização da administração pública.

O sistema reúne informações abrangentes, extraídas de diversas esferas governamentais, do Banco Central e de empresas públicas não financeiras. A principal inovação da plataforma está no novo Painel de Mapas, lançado em abril, que permite acompanhar, por município, a despesa pública por habitante, incluindo encargos sociais e investimentos. Essa funcionalidade amplia a compreensão sobre a qualidade da aplicação dos recursos, permitindo comparações que vão além dos montantes totais gastos.

Segundo o consultor da CACB e idealizador do painel, Cláudio Queiroz, a plataforma contribui para uma leitura mais crítica da gestão pública:
“É uma ferramenta que ajuda a entender melhor onde e quanto o governo está gastando, e se esses gastos fazem sentido do ponto de vista da eficiência e do retorno à sociedade.”

A nova versão do Gasto Brasil também permite visualizar os quatro principais grupos de despesa de cada município: gastos com pessoal e encargos sociais, investimentos, inversões financeiras e outras despesas correntes. Com essa segmentação, torna-se possível identificar gargalos e ineficiências.

Na avaliação de Queiroz, a plataforma evidencia que o problema da gestão pública não se resume à arrecadação:
“As novas funcionalidades da plataforma deixam claro que o problema não está só na receita, mas na má alocação dos recursos. Gastamos muito e, muitas vezes, mal.”

O acesso à ferramenta está disponível gratuitamente em: https://gastobrasil.com.br. Ao entrar no site, basta clicar no menu “Painel de Mapas” para navegar pelos dados de interesse.

PHILIPS Fone de Ouvido Sem Fio TWS

PHILIPS — Fone de Ouvido Sem Fio (TWS)

Conexão Bluetooth estável para música e podcasts sem interrupções. Autonomia de até 24 horas com o estojo de carga. Som equilibrado para o dia a dia.

  • Emparelhamento rápido
  • Chamadas com microfone integrado
  • Estojo compacto e leve
R$ 111,57 ou 3x de R$ 37,19 sem juros Promoção • Grande desconto
Comprar na Amazon *Preço e condições podem mudar a qualquer momento na Amazon.

Fonte: Site CACB

Acompanhar a qualidade do gasto público, e não apenas os valores totais, é uma possibilidade concreta oferecida pela plataforma Gasto Brasil, iniciativa que permite visualizar como estados e municípios brasileiros aplicam os recursos públicos
Site CACB

Leia também:

Rolar para cima
7 lugares mais visitados do Brasil Paraná com a melhor educação do Brasil 10 filmes parecidos com “Interstelar” Os livros mais marcantes de Stephen King que você precisa conhecer Como fazer um Negroni 10 filmes para quem gostou de “Ilha do Medo” 4 livros de Ivan Turguêniev que você precisa ler 9 filmes para quem gostou de Encontros e Desencontros 7 livros para quem gostou da trilogia “A Empregada” 8 filmes que todo mundo precisa assistir
Copyright © Todos os direitos reservados.