Estudantes paranaenses vão viver experiências internacionais em cinco países na maior edição do Ganhando o Mundo já realizada
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná divulgou nesta quarta-feira (29) o Edital nº 118/2025 – GS/SEED, que confirma os países de destino dos participantes do programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo, na modalidade High School. A nova edição, prevista para 2026, contemplará 2 mil estudantes da rede pública estadual, tornando-se a maior já realizada desde a criação do programa, em 2022.
Conforme o edital, os alunos selecionados serão enviados para cinco países: Canadá, que receberá 800 estudantes; Reino Unido, com 400; Irlanda e Austrália, com 300 cada; e Nova Zelândia, com 200 participantes. O documento reforça que não haverá possibilidade de mudança dos destinos definidos e que todas as orientações sobre documentação e demais etapas estão disponíveis no portal oficial do programa.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou o impacto da iniciativa. Segundo ele, o programa amplia oportunidades e fortalece a formação dos jovens paranaenses ao proporcionar experiências acadêmicas e culturais em alguns dos sistemas educacionais mais reconhecidos do mundo.
Criado em 2022, o Ganhando o Mundo é considerado o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil destinado exclusivamente a alunos da rede estadual. A iniciativa garante um semestre letivo em instituições internacionais de referência, com todas as despesas custeadas pelo Governo do Paraná, incluindo passagens aéreas, hospedagem em famílias anfitriãs, seguro-saúde, bolsa-auxílio e acompanhamento pedagógico. Desde o lançamento, mais de 2,5 mil estudantes, professores e gestores já participaram do programa, que soma investimentos superiores a R$ 500 milhões.
A política educacional também contempla o Ganhando o Mundo Professor, cuja segunda edição levará 250 docentes ao Canadá, em novembro deste ano, para uma imersão de três semanas focada em metodologias ativas, gestão de sala de aula e inovação pedagógica. Os participantes passaram por mentorias com professores que já vivenciaram a experiência internacional.
Outra frente é o Ganhando o Mundo Diretor, que, em 2026, levará 200 gestores escolares para Santiago, no Chile, para formação na Universidade Diego Portales. O objetivo é fortalecer a liderança e aprimorar práticas de gestão a partir de referências internacionais.

Leia também:
- Vereador de Santo Antonio do Sudoeste, Sérgio de Mattos, solicita construção de um túnel ligando a cidade/Vila Santa Catarina ao Bairro Parque das Embaúvas
- Homem é atingido por disparos de arma de fogo no Bairro Alvorada, em Barracão



