Francisco Beltrão recebe, nesta sexta-feira (22), o segundo de uma série de eventos que a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove para lançar os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria.
Reunindo lideranças do setor, entidades parceiras e representantes do poder público, o evento tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento da indústria da região Sudoeste e contribuir com subsídios para a estruturação de uma política industrial para todo o Estado.
O encontro acontece no auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), das 8h às 12 horas. Os eventos de lançamento dos Fóruns ocorrem em seis regiões do Paraná, entre março e maio. “O grande objetivo dos Fóruns é envolver toda a comunidade e a opinião pública qualificada em torno do tema indústria”, explica o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.
“E debater a indústria é mostrar que o setor tem grande potencial de melhorar a renda per capita do Paraná e de seus municípios. Mas, para isso, é preciso criar um ambiente que incentive efetivamente a atividade industrial, de acordo com as necessidades, particularidades e potencialidades de cada região do Estado”, completa. Temas prioritários Em Francisco Beltrão, serão apresentados o perfil atual da indústria da região Sudoeste e reflexões sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas para que o setor ganhe impulso.
Entre elas, questões como formação de mão de obra, empregabilidade, infraestrutura, geração e fornecimento de energia, inovação e produtividade. O debate inicial servirá como provocação para que as lideranças apontem quais são as prioridades para o desenvolvimento industrial de suas respectivas regiões.
Um trabalho que terá continuidade ao longo do ano, com a realização de oficinas temáticas em que serão aprofundadas as necessidades regionais em cada uma das áreas. Esse conteúdo servirá de subsídio para que a Fiep formule propostas concretas para uma política industrial eficiente para o Paraná. Entidades parceiras em todo esse processo, estão sendo envolvidos empresários, lideranças industriais, sindicatos empresariais e representantes do poder público e de instituições ligadas ao setor produtivo de cada regional.
Na região Sudoeste, o evento conta com os apoios do Sebrae/PR, Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes) e governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços, do Planejamento e do Trabalho, Qualificação e Renda.
Além de Francisco Beltrão, outras cinco cidades recebem os eventos de lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria.
Na última sexta, já foi realizado em Cascavel, na região Oeste. Em 5 de abril, ocorre em Maringá, no Noroeste. Em datas ainda a serem confirmadas, nos meses de abril e maio, as reuniões acontecem nas regiões Norte, dos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.