Na operação desta sexta, a PF apreendeu esculturas eróticas, uma Ferrari F8, cujo valor pode ultrapassar os R$ 4 milhões, e uma réplica da McLaren MP4/8
A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta sexta-feira (12), no Lago Sul, em Brasília, uma Ferrari, um carro de Fórmula 1, motos, relógios de luxo e dinheiro em espécie durante operação contra fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Segundo a PF, o carro de Fórmula 1 e a Ferrari foram apreendidos na casa do empresário Fernando Cavalcanti. Ele é um dos alvos de mandados de busca e apreensão. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados desse tipo em Brasília e em São Paulo.
Nessa mesma operação, a PF prendeu Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti. Antunes foi preso em Brasília e levado para a Superintendência da PF. Já Camisotti, foi preso em São Paulo.
Os agentes também estiveram na casa e no escritório do advogado Nelson Willians, em São Paulo. No endereço dele, foram apreendidas dezenas de obras e itens de artes.
As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.
Segundo a investigação, o “Careca do INSS”, preso em Brasília, é apontado como o lobista que atuava como “facilitador” do esquema de desvios de aposentadorias e pensões.
A PF acredita que ele transferiu R$ 9,3 milhões para pessoas relacionadas a servidores do INSS entre 2023 e 2024.
Já Maurício Camisotti, preso em São Paulo, é apontado como sócio oculto de uma entidade e beneficiário das fraudes na Previdência.
No caso do empresário Fernando Cavalcanti — dono da Ferrari e do carro de Fórmula 1 apreendidos em Brasília — e do advogado Nelson Willians, alvo de buscas em São Paulo, a TV Globo apurou que as suspeitas da PF são de que ambos atuavam na lavagem de dinheiro de Camisotti.

Como funcionava o esquema
Segundo a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), as entidades investigadas:
- ofereciam pagamento de propina a servidores do INSS para obter dados de beneficiários;
- usavam assinaturas falsas para autorizar descontos;
- criavam associações de fachada, muitas vezes presididas por idosos, pessoas de baixa renda ou aposentados por incapacidade.
As associações cadastravam, sem autorização, aposentados e pensionistas do INSS e passavam a descontar mensalidades diretamente na folha de pagamento. Em muitos casos, os idosos nem sabiam que estavam sendo “associados”.
Há registros de aposentados que, no mesmo dia, foram filiados a mais de uma entidade — com erros de grafia idênticos nas fichas, apontando para fraudes.
De acordo com a PF, dirigentes e servidores do INSS recebiam vantagens indevidas para facilitar a inserção dos descontos nos contracheques dos aposentados, enquanto associações de fachada viabilizavam o desvio.
A investigação começou em 2023 na CGU, no âmbito administrativo. Em 2024, após a CGU encontrar indícios de crimes, a Polícia Federal foi acionada.

CPMI do INSS
No início do mês, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou pedido de prisão preventiva e quebra de sigilo tanto do “Careca do INSS” como de Camisoti.
O pedido foi feito à Polícia Federal, responsável pela investigação, e precisou ser aprovado pela Justiça para ser cumprido.
A votação foi nominal e obteve 26 votos favoráveis e nenhum contrário.
O requerimento, feito pelo relator Alfredo Gaspar (União-AL), justificou que o pedido se deve ao não pedido de prisão até o momento de nenhum dos envolvidos no esquema de desvio bilionário de aposentadorias.

Café com Deus Pai 2025
Imagine parar por alguns instantes e desfrutar de um momento diário com alguém que te ama e tem a resposta para todas as tuas aflições.

As aventuras de Mike 5
Quando sua família decide pegar a estrada rumo ao ZONE PARK, o parque mais irado de todos os tempos, ninguém imagina a confusão que vem pela frente.

Aliada do Vilão
OFERECE-SE RECOMPENSA! Procura-se a aprendiz do Vilão por traição (leve), dano à propriedade mágica (supostamente) e um incidente envolvendo um pãozinho transformado em arma (confirmado).

O segredo final
Robert Langdon, respeitado professor de Simbologia, vai a Praga para assistir a uma palestra revolucionária de Katherine Solomon – uma proeminente cientista e intelectual com quem ele recentemente iniciou um relacionamento.

A Metamorfose
O caixeiro-viajante Gregor acorda metamorfoseado em um enorme inseto e percebe que tudo mudou e não só em sua vida, mas no mundo.

Coisa de rico
Há um traço comum a boa parte dos endinheirados brasileiros: eles não se consideram ricos...
Nesta sexta, após a operação da PF, o relator da CPMI afirmou que a comissão manterá o cronograma de depoimento e pedirá ao STF para ouvir os dois detidos.
Interlocutores da PF, contudo, afirmaram que os pedidos de prisão de agora partiram da própria Polícia Federal e não estão relacionados com a CPMI do INSS.
A PF não havia informado a quem pertencem os itens até o momento da publicação desta matéria.




Corpo de mulher encontrado em Bernardo de Irigoyen é de moradora de São Miguel do Oeste
Polícia Civil de Barracão conclui inquérito de caso de homicídio em acidente de trânsito
Fonte G1