Feira da Agricultura Familiar de Barracão será inaugurada no dia 10 de janeiro e contará com participação de produtores locais

Feira da Agricultura Familiar será inaugurada dia 10 na Praça Clevelândia em Barracão

Feira da Agricultura Familiar de Barracão será inaugurada no dia 10 de janeiro e contará com participação de produtores locais

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O município de Barracão inaugurará no próximo dia 10 de janeiro, à Feira da Agricultura Familiar, que passará a funcionar em um novo espaço na Praça Clevelândia. A iniciativa promete reunir produtores locais e tem como objetivo oferecer à população produtos comercializados diretamente pelos agricultores.

A feira é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, a administração municipal e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), antigo Emater.

Durante a apresentação do projeto, o secretário de Agricultura, Mauro Luiz Venturini, detalhou sobre o funcionamento da feira e o perfil dos produtos que estarão disponíveis ao público.

“No próximo sábado, 10 de janeiro, acontecerá a inauguração da feira, um novo espaço na Praça Clevelândia, totalmente remodelado e reestruturado. Nesse espaço a população terá a oportunidade de comprar produtos diretamente da agricultura familiar, da pequena agricultura rural do município de Barracão, que vai estar exposto aqui todos os sábados, a partir das 6 horas da manhã. Menos no sábado, dia 10, que é o dia da inauguração, que será a partir das 8 horas da manhã. Produtos frescos, colhidos e trazidos diretamente da propriedade do agricultor poderão ser desfrutados na feira aqui na Praça Clevelândia.”

Ao ser questionado sobre o tipo de produtos comercializados, o secretário explicou que a feira contará tanto com produtos in natura quanto com itens processados na própria propriedade rural.

“Além dos produtos clássicos de uma feira, como verduras, legumes entre outros, também haverá alguns industrializados, pré-industrializados, mas todos produzidos na propriedade rural”, explicou.

Mauro também destacou que a feira busca ampliar as oportunidades de comercialização para os pequenos produtores do município, sendo que o número de feirantes cadastrados permite atender à demanda da população, respeitando critérios definidos em chamamento público.

“Nós temos 19 feirantes inscritos, porém, nem todos vão participar todos os sábados. E, se necessário, será realizado um novo chamamento público, para que todos tenham as mesmas oportunidades”, detalhou o secretário.

O gerente-geral Luciano Lima comentou sobre a estrutura preparada para receber a feira e ressaltou a parceria entre o poder público e os produtores rurais.

“A obra na praça foi feita para valorizar não só o morador do centro e arredores, mas também o produtor local, pois são eles que estarão aqui vendendo seus produtos. Aproveitamos para convidar a população para se fazer presente na praça, aproveitar o espaço e realizar suas compras na feira municipal”, frisou Luciano.

O representando do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Adriano Ormeneze explicou o papel do órgão no apoio aos agricultores familiares e destacou a qualidade dos produtos que serão oferecidos na feira.

“O IDR é o órgão de extensão rural do Estado, que está presente no município, e em parceria com a prefeitura, em prol do agricultor familiar, fará a parte da assistência técnica, visitando os agricultores, orientando na produção e na propriedade rural, para que chegue um produto de qualidade aqui para a população. Temos produtores com produtos orgânicos certificados, livres de agroquímicos, que também estarão disponíveis. Foi feita uma chamada pública para dar oportunidade a todos os agricultores interessados. Tivemos uma boa quantidade de produtores e também é importante agradecer aos feirantes que já atuam há anos, que mantiveram a feira ativa mesmo durante o período de reforma”, explicou.

Ao final, os organizadores reforçaram o convite para a população prestigiar a inauguração da feira e participar das atividades no espaço público.

“Dia 10, vamos ter produtos da agricultura, chimarrão, espaço para as crianças na praça. Provavelmente vai ter caldo de cana e pastel também, que não pode faltar numa feira. Vai ser uma feira bem completa, um espaço para toda a família frequentar.”

Feira da Agricultura Familiar de Barracão será inaugurada no dia 10 de janeiro e contará com participação de produtores locais
Leia também:
Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.