Assembleia Legislativa celebra os 50 anos da Fecoagro com sessão especial e homenagens a lideranças do cooperativismo em Santa Catarina.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou nesta segunda-feira (8), no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, uma sessão especial em homenagem aos 50 anos da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro). Durante a solenidade, 26 personalidades e instituições parceiras foram agraciadas pela Casa Legislativa. A proposta partiu do deputado Antídio Lunelli (MDB) e teve aprovação unânime dos 40 parlamentares.
O evento reuniu autoridades estaduais, representantes do setor agropecuário, familiares e amigos. Estiveram presentes, além do deputado proponente, o presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc, Altair Silva (PP), os deputados José Milton Scheffer (PP), Fabiano da Luz (PT) e Mauro De Nadal (MDB), o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Herneus De Nadal, o secretário da Agricultura, Carlos Chiodini, o presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, e o presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, entre outras lideranças.
Criada em 1975, a Fecoagro consolidou-se como uma das principais referências do cooperativismo agropecuário no Brasil, com atuação marcada pela integração entre cooperativas e pela defesa de políticas públicas voltadas ao setor. Para o deputado Lunelli, a entidade é um patrimônio catarinense e nacional. “Há 50 anos a Fecoagro trabalha pela união das cooperativas, consolidando sua atuação e tornando-se referência e modelo a ser seguido”, afirmou.
Durante a celebração, Vanir Zanatta destacou que o cooperativismo é um dos motores da economia catarinense. Em 2023, o setor faturou R$ 85,9 bilhões e alcançou 4,2 milhões de associados, reunindo mais de 80 mil produtores rurais, muitos deles exportadores de proteína animal de qualidade para mercados internacionais.
O presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, ressaltou a importância simbólica da homenagem. “O cooperativismo está em festa. Essa celebração reconhece a força de um setor que é mola propulsora do desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina”, disse.
A relevância da federação também é evidenciada em números: foram 405 mil toneladas de fertilizantes produzidas em 2024, com meta de chegar a 430 mil em 2025; distribuição de 500 mil toneladas de calcário; fornecimento de 210 mil sacas de milho para a agricultura familiar; além de R$ 125 milhões investidos em programas de apoio a produtores somente em 2023.
A sessão solene destacou ainda o papel de lideranças históricas e atuais do cooperativismo catarinense, consolidando os 50 anos da Fecoagro como um marco na trajetória do agro do Estado e reforçando o protagonismo de Santa Catarina no cenário nacional.

Leia também:
- Receita de cachorro-quente e curiosidades que você nunca imaginou
- Filé de frango com molho de laranja: curiosidades e a receita que conquista pelo sabor agridoce