Famílias Acolhedoras fortalecem a rede de proteção à infância e adolescência em Guarujá do Sul
O Serviço de Acolhimento Familiar é uma modalidade de acolhimento provisório destinada a crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e que, por essa razão, precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. A presidente do Conselho municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Guarujá do Sul, Janice Eberhardt, destaca a importância da adesão de famílias acolhedoras em nosso município.
Nesse serviço, as crianças e adolescentes são acolhidos em lares de famílias previamente cadastradas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do município.
O principal objetivo é garantir a proteção integral, oferecendo um ambiente seguro, acolhedor e afetivo, fundamental para um desenvolvimento mais saudável.
O serviço é extremamente importante porque prioriza o ambiente familiar, evitando a institucionalização e promovendo vínculos afetivos que contribuem para o bem-estar emocional e social das crianças e adolescentes acolhidos.
No entanto, um dos principais desafios enfrentados atualmente em nossa cidade é a dificuldade de encontrar famílias com disponibilidade e capacidade para acolher.
Diante disso, a presidente faz um chamamento à comunidade para que os interessados procurem a equipe do CRAS e conheçam melhor o serviço de Família Acolhedora.
Ressalta ainda que a família acolhedora recebe atualmente dois salários-mínimos mensais, conforme alteração na legislação ocorrida no ano passado. Esse benefício visa auxiliar nos custos e garantir condições para oferecer uma vida saudável e digna à criança ou adolescente, com amor, cuidado e dedicação.
Por fim, a presidente Janice Eberhardt reforça o compromisso social da comunidade, convidando todos a fazerem parte dessa rede de proteção que acolhe, cuida e ajuda a restaurar o nosso maior bem: as pessoas, especialmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Leia também:
- Mulher é presa após ameaçar criança autista no bairro Aeroporto, em Dionísio Cerqueira
- Corpo de criança desaparecida no rio Chapecozinho é localizado após 11 dias de buscas
- Influenciadora Isabel Veloso morre aos 19 anos após complicações de câncer


