N JHHB

Família cerqueirense doa órgãos de pai que morreu após AVC

Segundo a família, realizar a doação dos órgãos foi uma maneira de manter o pai vivo através da vida de alguém

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

Uma família cerqueirense tomou uma difícil decisão no último dia 24 de outubro, após a constatação de morte cerebral do pai. Os filhos então decidiram pela doação de seus órgãos. Segundo uma das filhas, o idoso de 66 anos sofreu um acidente no dia 13 de outubro, e após ser socorrido, já no hospital acabou vítima de um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI).

O idoso então foi transferido do Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé, em São Miguel do Oeste, onde após 11 dias, teve a morte cerebral confirmada pela equipe médica.

Após uma longa conversa, os filhos optaram pela doação dos órgãos.

“Nós filhos nunca conversamos com nosso Pai a respeito de doação de órgãos, mas tenho certeza de que onde ele estiver, ele está feliz pela nossa atitude. Nosso Pai tinha um coração gigante muito bondoso e generoso sempre ajudou o próximo, tirava dele pra dar para os outros, e em meio da nossa dor, optamos por doar os órgãos dele pra estar ajudando outras vidas. Essa perca nos pegou de surpresa ele se foi de repente, sofreu um acidente de moto e no hospital veio sofrer um AVC”, disse uma das filhas emocionada.

Após a decisão dos filhos, colaboradores do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé se reuniram em mais um Corredor da Esperança para homenagear doador e familiares em mais uma captação de órgãos.

Essa foi a quarta captação externa de órgãos do ano. O doador foi seu Antônio Francisco Chassot, de 66 anos, vitimado por um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI).

Apoie o Jornal da Fronteira

Se o nosso conteúdo ajuda você a se informar, considere fazer uma doação de qualquer valor. Seu apoio mantém o jornalismo local vivo, livre e com qualidade.

💛 Doar agora

Transparência e prestação de contas: cada contribuição é revertida em reportagens e serviços à comunidade.

A captação dos rins foi realizada por uma equipe que se deslocou de Florianópolis para cirurgia em São Miguel do Oeste. Já as córneas foram captadas pela equipe do HRTGB-Santé e também encaminhadas para transplante na capital.

Todo trabalho foi coordenado pela Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) com apoio das equipes da UTI, Centro Cirúrgico, Laboratório e Imagem, entre outros.

A divulgação das informações foi realizada com a autorização da família do doador, seus filhos, Luiz Alberto Chassot, Fabio Dionelo Chassot, Adilnei Gustavo Chassot, Elisiane Cristina Chassot, André Dalmar Chassot, Agnaldo Tadeu Chassot, Edilson Edivan Chassot, Magda Adriana Chassot e Osíris Dilamar Chassot.

85be58d0 5db0 4927 a473 0627e9994563

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.