Entidade vai entregar documento com 72 pleitos aos candidatos em 2026 e alerta para impactos da redução da jornada sem corte salarial
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) iniciou o planejamento da Cartilha Voz Única 2026, documento que reunirá as principais demandas do setor produtivo catarinense e será entregue aos candidatos ao Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado nas eleições do ano que vem.
Enquanto organiza o cronograma do programa, a entidade também acompanha com preocupação a tramitação, no Congresso Nacional, da proposta que prevê o fim da escala 6×1. Em entrevista, o presidente da FACISC, Elson Otto, afirmou que a federação é favorável a iniciativas que melhorem as relações trabalhistas e a qualidade de vida dos trabalhadores. No entanto, destacou que qualquer mudança precisa ser feita com responsabilidade.
Segundo Otto, a proposta em análise prevê a redução de quatro horas na jornada semanal a partir de 2027, sem redução salarial. Para ele, a medida representa aumento imediato nos custos das empresas.
“Não somos contra melhorias, mas elas precisam vir acompanhadas de estudos técnicos, diálogo com o setor produtivo e prazo adequado para adaptação”, afirmou.
A proposta está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e pode avançar nos próximos meses. Na avaliação da FACISC, a medida não deve gerar novos empregos e pode provocar impactos negativos tanto para as empresas quanto para os consumidores. Paralelamente ao debate nacional, a FACISC estruturou o cronograma do programa Voz Única 2026, considerado o principal instrumento de articulação política da entidade.
Nesta edição, o documento contará com:
- 8 eixos prioritários
- Ampliação de cinco para seis pleitos regionais
- Seis reivindicações estaduais
- Total de 72 pleitos
As propostas serão construídas em encontros regionais, reuniões nas associações empresariais e road shows em 12 cidades catarinenses. A cartilha será entregue diretamente aos candidatos.
No Extremo Oeste, a plenária regional para definição das seis demandas acontece em abril, em Tunápolis. Já em agosto, as propostas serão apresentadas aos candidatos durante evento em São Miguel do Oeste

LEIA MAIS:Assembleia aprova política de capacitação em Libras para agentes de segurança em Santa Catarina
LEIA MAIS:Projeto aprovado prevê desconto no IPVA para motoristas sem multas em Santa Catarina


