FOTO: Roberto Dziura Jr/AEN
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participa ativamente da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão (Expobel) 2024, no Sudoeste. Desta terça-feira (12) até a quinta-feira (14), uma equipe da agência comandará programação com debates sobre sanidade, trânsito agropecuário e agroindústrias.
As atividades da Adapar começaram nesta terça-feira (12), com destaque para uma palestra sobre a vinicultura na região, proferida pelo assistente de fiscalização da Defesa Agropecuária, Everton Nava. O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, também formalizou a entrega do certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR) para o município de Verê.
Na quarta-feira (13), às 9h30, acontecem reuniões técnicas sobre os Conselhos de Sanidade Agropecuária (CSA), com o diretor-presidente da Agência e o coordenador do Programa de Fortalecimento dos CSAs, Marcelo Silva, com ênfase na saúde no campo e na prosperidade da agropecuária regional. Os fiscais de Defesa Agropecuária Paulo Ricardo Campos dos Santos e Ayrton Cavalheiro debaterão os riscos do trânsito agropecuário no Sudoeste, tanto na sanidade animal quanto na vegetal.
À tarde será realizado debate sobre brucelose e tuberculose, por meio do Programa de Erradicação e Controle da Adapar, abordando temas como a certificação de propriedades e o controle de enfermidades no Paraná, com o fiscal de Defesa Agropecuária Fábio Gonçalves.
Encerrando as atividades, na quinta-feira o coordenador do Programa de Vigilância e Prevenção de Pragas na Fruticultura, Paulo Jorge Pazin Marques, apresenta as ações para conter o avanço do greening no Paraná, uma das principais pragas que afetam os citros em escala global.
FOTO: Adaptar
QUEIJOS COLONIAIS – O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) também está presente no evento com a organização do 1º Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste. A competição reúne produtores de queijo dos 42 municípios. A intenção dos organizadores é promover e divulgar a qualidade dos queijos coloniais produzidos na região. A promoção é da Seab, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Francisco Beltrão e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). As avaliações e premiações acontecem sexta-feira (15).
O prêmio também é uma forma de incentivar a qualificação dos produtos e dos processos de fabricação de queijos, com destaque para a regularização dos estabelecimentos.
EVENTO – A Expobel começou no último sábado (9) e segue até o domingo (17). O evento tem apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e acontece no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, com a expectativa de reunir um público de mais de 400 mil pessoas. Além de shows, a programação inclui expositores de segmentos como indústria, comércio, agropecuária, gastronômico, segurança, meio ambiente, transportes, veículos, máquinas e equipamentos.