Homem morre após explosão de tanque com produtos para fabricação de asfalto

A explosão de um tanque com produtos para fabricação de asfalto na tarde desta terça-feira

A explosão de um tanque com produtos para fabricação de asfalto aconteceu no início da tarde desta terça-feira (18), às margens da SC-468, na linha Fernando Machado, interior de Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina.

O acidente deixou ao menos quatro pessoas feridas com maior gravidade. Uma das vítimas da explosão não resistiu e morreu ao dar entrada no hospital por volta das 15h.

Conforme informações do Serviço Aeropolicial de Fronteira – Saer Fron, a explosão aconteceu em um tanque com produtos inflamáveis.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Coronel Freitas e de Xaxim, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Saer estiveram no local.

O médico do Samu, Marcos Piccollo disse, em entrevista ao BG Oeste, que as vítimas foram socorridas, inicialmente, pelo Corpo de Bombeiros de Cordilheira Alta, que chegou primeiro ao local.

Segundo Piccollo, o cenário era de difícil acesso devido à gravidade da ocorrência.

“Tivemos três vítimas graves e uma com quadro moderado. Infelizmente, uma delas entrou em parada cardiorrespiratória durante o atendimento. A equipe da unidade avançada, com o suporte aeromédico, fez tudo o que podia, mas, devido à gravidade das lesões, não foi possível reverter o quadro”, relatou.

Ainda conforme o médico, uma das vítimas graves sofreu contusões fechadas na pelve e nos membros inferiores, enquanto outra apresentou fraturas expostas. Todas foram rapidamente socorridas e encaminhadas para atendimento especializado.

As causas da explosão ainda não foram divulgadas.

A explosão de um tanque com produtos para fabricação de asfalto na tarde desta terça-feira
A explosão de um tanque com produtos para fabricação de asfalto na tarde desta terça-feira

Confira a nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros

Descrição: Por volta das 13:20hs, trem de socorro de Xaxim foi acionado para explosão de um tanque de combustível. Este que realizava transvase emulsão asfáltica de ruptura lenta de um caminhão tipo carreta para um tanque de combustível estacionário.

O acidente ocorreu dentro do pátio de uma empresa privada. O material transportado era segundo a nota fiscal (imprimação emulsão asfáltica de ruptura lenta, sob código ONU 90 3082), contendo aproximadamente trinta mil litros da substância;

No local foram encontradas 4 vítimas sendo o condutor do caminhão carreta fornecedor do material transvasado senhor:

  • V F M N, idade não informada, apresentando múltiplas fraturas, queimaduras por todo o corpo, trasportado pela ambulância de Coronel Freitas em parada cardio-respiratória, com apoio da equipe médica do SAMU;
  • D M, idade não informada, com fraturas no membro inferior direito, consciente e orientado, conduzido pelo SAER;
  • D L, idade não informada, com escoriações nos membros superiores e queimaduras na face, consciente e orientado, conduzido pela ambulância do SAMU e suporte dos socorristas de Xaxim e Coronel Freitas;
  • C F M, idade não informada, com fratura em ambos membros inferiores, consciente orientado, conduzido pela ambulância de Xaxim.Todas as vítimas conduzidas ao Hospital Regional do Oeste, para atendimento médico avançado.

No local a polícia ambiental se fez presente, ainda, foram informados do acidente os seguinte órgãos: IGP, Proteção e Defesa Civil que deverão realizar os encaminhamentos cabíveis, ficando a cena aos cuidados da empresa que estava recebendo o material do transvase.

jhfnguy