Mesmo com o cenário econômico favorável, com redução da taxa de juros e mercado de trabalho aquecido, os consumidores catarinenses estão mais cautelosos em relação aos seus gastos. Isso porque a intenção média de gastos para o Dia dos Namorados 2024 recuou 9,2% em termos nominais, chegando a 178 reais.
Ao considerar a inflação acumulada, essa queda se amplia para 13,2%. Ainda assim, as expectativas permanecem positivas. A parcela dos consumidores que considera que a situação financeira piorou recuou quatro pontos percentuais, representando agora apenas 15,9% dos entrevistados.
Entre os demais, predomina a percepção de que a situação financeira permanece igual ou até melhorou.
Os comerciantes e prestadores de serviços devem ficar atentos à data de compra escolhida pelos consumidores. Embora as opções de compra durante a semana da data (43,7%), na véspera (20,2%) e no próprio dia (9,9%) sejam as mais indicadas, ainda há uma parcela que planeja comprar semanas antes ou depois do evento.
A forma de pagamento predominante continua sendo ‘à vista’ (76,6%), no entanto, é relevante notar o aumento de 9% no uso de pagamentos parcelados. Com a redução das taxas de juros, o uso de cartões de crédito e opções de compra no crediário se tornam mais atraentes para os consumidores.
Para os consumidores que pretendem pagar à vista, as modalidades mais indicadas foram ‘à vista, no cartão de débito’ (23,2%) e ‘à vista, PIX’ (22,1%). O uso do PIX cresceu 16,5 p.p., enquanto o pagamento em dinheiro caiu 23,1 p.p. Dado que o pagamento ‘à vista’ é prioritário para os consumidores, é crucial que os comerciantes estejam atentos a fatores como preço e promoções, pois esses são alguns dos principais determinantes para os consumidores na escolha do local de compra.
A divulgação dos produtos ou serviços também desempenha um papel crucial para que os consumidores concretizem suas intenções de compra. O uso das redes sociais (34,1%) e a divulgação por meio de “vitrines ou exposição de produtos” (12,7%) foram identificados como os principais fatores de atração.
A pesquisa também constatou que as compras presenciais continuam sendo preferidas pelos consumidores, embora as compras pela internet tenham crescido 6,7 p.p. no período. Presencialmente, os consumidores irão principalmente ao comércio de rua (45,2%) e às lojas de shopping (26%) para concretizar suas compras.
Espera-se também um aumento nas vendas nos setores de vestuário, perfumes e cosméticos, e calçados e bolsas, uma vez que estes são os presentes mais procurados para esta data. Além disso, espera-se resultados positivos no volume de vendas e faturamento para os segmentos de joias, flores, bijuterias e livros.
Por último, o interesse em desfrutar de refeições em restaurantes, planejar viagens românticas e reservar hospedagens em hotéis contribuirá para o movimento do setor de serviços no Dia dos Namorados deste ano.