Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste alinham estratégias conjuntas para fortalecer a segurança pública e ampliar ações integradas em áreas de fronteira
O Encontro Estratégico da Segurança Pública (SulMaSSP) foi realizado nos dias 14 e 15 de maio, em Porto Alegre, com a participação dos secretários de segurança dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O foco principal do evento foi o fortalecimento da cooperação entre os estados para o aprimoramento das ações de combate ao crime e a proteção da população.
Durante o encontro, os representantes estaduais destacaram que a integração entre as forças de segurança tem contribuído para a melhoria dos indicadores da área.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou que a troca de informações e a coordenação frequente entre os estados têm gerado resultados positivos.
A programação incluiu uma reunião sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que propõe a inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição Federal, além de atualizações nas atribuições da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Também foram realizadas reuniões paralelas entre comandantes-gerais das polícias militares e delegados-gerais das polícias civis, além de debates sobre temas ligados à perícia criminal. A palestra “A importância da perícia na morte suspeita”, ministrada pelos peritos Renato Moreira Rosa e Ângela Malysz Sgaravatti, foi uma das atividades promovidas pelo Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.
O secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, agradeceu o apoio recebido de outros estados durante as recentes enchentes no estado, destacando o envio de pessoal, viaturas, embarcações e aeronaves que contribuíram com as ações de socorro.
Criada em março de 2023, a SulMaSSP reúne representantes das secretarias de segurança dos estados participantes com o objetivo de promover operações integradas, especialmente em áreas de fronteira. Esta foi a quarta edição do encontro, que já passou pelo Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Leia também: