FOTO: Governo de Santa Catarina
Professores e alunos mestrado, doutorado e pós-doutorado podem participar da seleção realizada por meio do edital da Fapesc – Foto: Caroline Costa/Fapesc
Pesquisadores catarinenses irão receber apoio para a ampliação do conhecimento por meio de experiências acadêmicas internacionais, por meio do edital de chamada pública 07/2024, lançado nesta sexta-feira, 1º de março, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Por meio do edital, o Governo do Estado irá fomentar propostas de professores e alunos de pós-graduação para a participação em eventos científicos de curta duração ou mobilidade para intercambio acadêmico com a finalidade de contribuir para a difusão e o desenvolvimento do ecossistema da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina.
Poderão submeter proposta no edital de Apoio à Mobilidade para Pesquisadores Catarinenses – Primeira Edição 2024, pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, sem fins lucrativos. A submissão deverá ser feita pelo sistema SIG Fapesc, até o dia 1º de abril de 2024. Serão destinados recursos financeiros no valor global de até R$ 1.500.000,00, conforme disponibilidade orçamentária e financeira da Fapesc.
Entre as modalidades de intercâmbio de mobilidade previstas no edital estão: curta duração, por períodos de até 30 dias, destinados à participação em eventos científicos e longa duração, para períodos de 31 até 180 dias, voltados para a realização de intercâmbio acadêmico de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, ressalta a importância do edital para apoiar a formação de recursos humanos e a ampliação do conhecimento, a mobilidade de pesquisadores colabora com a divulgação do que é produzido em CTI em Santa Catarina.