Em São José do Cedro, a Escola de 1º Grau Santo Isidoro deu início ao ano letivo com uma iniciativa que vai além do ensino tradicional. O primeiro ano integral da instituição embarcou em uma jornada que permitirá explorar o mundo do desenvolvimento socioemocional com seus alunos.
Sob a temática do livro “O Monstro das Cores”, cada estudante mergulhou nas profundezas das emoções humanas.
A atividade foi planejada pela equipe pedagógica, que visa não apenas transmitir conhecimento, mas também promover o autoconhecimento e a compreensão das próprias emoções. Através de uma série de dinâmicas e reflexões, os alunos foram incentivados a identificar e explorar uma ampla gama de sentimentos, desde a euforia até a melancolia, passando pela ira, o medo e a serenidade, todos vividamente retratados na narrativa do livro.
Um dos destaques do projeto foi a criação do “Emocionômetro”, uma ferramenta inovadora que ajudará os alunos a expressar e monitorar suas emoções ao longo do dia. Cada estudante recebeu a oportunidade de registrar qual sentimento predominava naquele momento, permitindo ajustes conforme as emoções oscilavam. Essa prática não só desenvolve a capacidade de autorregulação emocional, mas também promove a empatia e a compreensão mútua entre os colegas.
Os resultados iniciais da atividade são promissores, com os alunos demonstrando uma maior consciência emocional e uma capacidade aprimorada de lidar com os desafios do dia a dia escolar. Além disso, o ambiente de aprendizado tornou-se mais acolhedor e inclusivo, com os estudantes se sentindo mais confiantes para expressar suas emoções e buscar apoio quando necessário.
À medida que o ano letivo avança, a Escola Santo Isidoro está comprometida em continuar promovendo iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento integral de seus alunos. O projeto sobre desenvolvimento socioemocional não é apenas uma atividade isolada, mas sim o primeiro passo em uma jornada contínua de crescimento e aprendizado emocional.