Projeto é da arquiteta Mariana Maran, que também contribuiu para a concretização da Brinquedoteca e Sala de Leitura
A Escola Pingo de Gente, de Dionísio Cerqueira, celebrou um marco importante para a educação local com a apresentação da Brinquedoteca e da Sala de Leitura. O evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 27, e reuniu autoridades, educadores, pais, alunos e a comunidade, que puderam conferir de perto as melhorias.
Os novos ambientes foram cuidadosamente planejados para oferecer às crianças mais oportunidades de aprendizado, criatividade e desenvolvimento integral, fomentando o gosto pela leitura e o brinquedo pedagógico.
A arquiteta Mariana Maran, uma das principais idealizadoras e apoiadoras do projeto, contou sobre a dedicação para viabilizar a realização do projeto e o significado dessa conquista, destacou o compromisso pessoal e coletivo para transformar a ideia em realidade.
“É uma grande satisfação este momento. Quando a diretora Gisa me apresentou a ideia de reforma, eu estava finalizando um projeto parecido em Balneário Camboriú, chamado Oficina do Saber, com móveis pedagógicos tecnológicos para crianças até sete anos. Apesar do alto custo, superior a 100 mil reais, e da preocupação inicial da prefeita Bianca sobre os recursos, decidi patrocinar metade do valor, e também pude contar com parceiros e fornecedores locais, que foram essenciais para a realização dessa brinquedoteca, que, até então, só existia em escolas particulares de alto padrão em Florianópolis e Curitiba. É um espaço moderno e acolhedor que proporcionará muito aprendizado e diversão para os nossos pequenos”, frisou a arquiteta e empresária Mariana Maran.
A prefeita Bianca Maran Bertamoni, destacou o valor da parceria firmada entre a prefeitura, a comunidade escolar e os pais, reforçando o compromisso com a educação de qualidade. “Entregar essa obra para a população é motivo de grande orgulho para a administração municipal. Essa conquista só foi possível graças à união entre a prefeitura, que investiu na infraestrutura da escola, e a Associação de Pais e Professores (APP), que, junto com a diretora Gisa, a arquiteta Mariana e sua equipe, executaram o projeto da brinquedoteca e da sala de leitura. São espaços que contam com brinquedos pedagógicos de última geração, com um investimento superior a R$ 110 mil”, destacou a prefeita.
Bianca ainda destacou que o objetivo não é beneficiar apenas a escola Pingo de Gente, mas levar esse padrão para outras unidades escolares do município, ampliando o acesso das crianças a ferramentas que enriquecem o processo educacional.
O secretário de Educação, Evandro Vargas, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da rede municipal, destacando ainda o envolvimento da comunidade e o impacto positivo na qualidade do ensino.
“Essa parceria comprova que, com união e esforço, podemos transformar a educação pública do município. O projeto se tornou realidade graças à dedicação da escola, dos pais, da prefeitura e também aos recursos arrecadados em bazares organizados com apoio da Receita Federal, além de doações. Com esses recursos, equipamos a escola com brinquedos e materiais que elevam o padrão, muitos deles inexistentes em escolas públicas da região, e mesmo em alguns particulares. Desde 2017, nossa gestão tem buscado equipar, estruturar e qualificar nossas escolas e professores, investindo na qualidade tecnológica e pedagógica. Hoje, temos escolas referência, e eventos como esse são motivo de orgulho para todos nós”, comemorou Evandro.
Para a diretora Gisele Pacheco, a criação da brinquedoteca ultrapassa o aspecto do lazer e reforça a aprendizagem de forma lúdica e criativa.
“Essa conquista é resultado de um sonho antigo da escola que agora se torna realidade. O custo para montar a brinquedoteca e a sala de leitura era alto, mas contando com o apoio da administração, da Mariana e dos pais, conseguimos superar as dificuldades. Essa brinquedoteca não é só para diversão — é para brincar com aprendizado, como destacado pela Mariana, esse é um espaço que inspira até outras cidades da região, que já nos procura para conhecer o projeto. Estou imensamente grata pela inauguração deste espaço que permitirá que nossas crianças possam vivenciar momentos que ficarão marcados em suas memórias”, afirmou a diretora.
O vereador Claudiomiro Pavan, presente na cerimônia, destacou a satisfação em ver o avanço da infraestrutura educacional e a expectativa de replicar o projeto.
“Hoje celebramos um investimento importante, que transforma a rotina das crianças da escola Pingo de Gente. A alegria estampada no rosto dos pequenos é a maior recompensa para quem apoia essa iniciativa. Agradecemos aos parceiros privados que ajudaram o município a concretizar essa ação e reforçamos que o objetivo é levar o projeto para todas as escolas municipais. Sabemos que a educação é a base para o futuro da nossa cidade, e o bom desempenho de nossas escolas só reforça a necessidade de continuar investindo. Parabenizo toda a equipe da escola, a diretora Gisa, a administração municipal por proporcionar essas melhorias que fazem a diferença”, concluiu o vereador.
A apresentação da brinquedoteca e da sala de leitura simboliza o compromisso de Dionísio Cerqueira com uma educação moderna, inclusiva e que valoriza o desenvolvimento integral das crianças. Ao unir tecnologia, pedagogia e envolvimento comunitário, o município caminha para oferecer às futuras gerações ferramentas que ampliam horizontes e promovem o sucesso escolar.


Leia também:
- Gilmara Valduga assume a presidência do PL Mulher de Dionísio Cerqueira
- Megaoperação contra o CV tem mais de 60 mortos e mais de 80 presos no RJ



