Os encontros com Epagri acontecerão mensalmente, nas propriedades dos produtores associados à Cooperflor
Produtores de leite do município de Guarujá do Sul, foram motivados pela Epagri e realizarão quatro encontros ao longo de 2025. A intenção é trocar conhecimentos sobre essa cadeia produtiva, com objetivo de aumentar a produtividade e sustentabilidade, com a adoção da produção à base de pasto, preconizada pela Epagri.
Tudo começou no dia 2 de abril, quando a Epagri e a cooperativa Cooperflor levaram agricultores de Guarujá do Sul para uma viagem técnica na propriedade do Nelci Debortoli, localizada no município vizinho de São José do Cedro.
A propriedade abriga uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) de produção de leite à base de pasto. URTs são propriedade de agricultores familiares, selecionadas pela Epagri para implantação de tecnologias, que depois servirão de modelo para outros produtores rurais.
A visita começou com uma conversa com o agricultor Nelci, que relatou a história da propriedade, seus erros e acertos durante a trajetória para produção de leite de qualidade e de baixo custo de produção. Em seguida o grupo seguiu para o piquete, onde conheceu as pastagens Pioneiro, Missioneira Gigante e Dona Ema, utilizadas pelo produtor.
Jonas Ramon, extensionista da Gerência Regional da Epagri em São Miguel do Oeste, apresentou aos produtores informações importantes sobre manejo de gado. Falou sobre entrada e saída dos animais do piquete e a necessidade de disponibilização de água e sombra.
Ele também tratou de manejo de pragas nas pastagens, adubação e a adaptação de cada uma delas a diferentes situações. O extensionista abordou ainda aspectos ligados ao bem-estar humano e animal.
Lucas Pacheco Fernandes, extensionista da Epagri em Guarujá do Sul, explica que após a apresentação dos resultados alcançados pela produção de leite à base de pasto na propriedade, foi proposto ao grupo a continuação dos encontros ao longo do ano.
Segundo ele, nos próximos quatro novos encontros os pecuaristas receberão informações sobre solo, pastagem, planejamento forrageiro e do rebanho; criação de bezerras, terneiras, novilhas e vaca seca; nutrição e manejo sanitário; gestão e qualidade do leite.
Os encontros acontecerão mensalmente, nas propriedades dos produtores associados à Cooperflor.
“Assim, a Epagri, a cooperativa e os produtores podem promover a produção de leite mais sustentável e com mais lucratividade ao produtor”, finaliza Lucas.
Leia também:
- Túmulo do Príncipe Waserif Re é encontrado em Saqqara e intriga arqueólogos
- 5 passarelas que desafiaram o óbvio e encantaram o mundo