O Paraná teve um crescimento de 8,1%, mais do que o dobro do aumento nacional de 4,1%. O indicador é baseado em dados de setores como indústria, comércio, serviços e agropecuária
Em fevereiro de 2025, o Paraná foi o estado com o maior crescimento da atividade econômica no Brasil, registrando um aumento de 8,1% em relação ao mês anterior
Os dados, obtidos por meio do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), são do Banco Central e foram analisados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Esse desempenho foi mais que o dobro do crescimento médio nacional, que foi de 4,1%. Goiás, Santa Catarina e Pará seguiram o Paraná com 6,6%, 5,8% e 4,2%, respectivamente.
Enquanto isso, estados como São Paulo e Minas Gerais registraram crescimentos de 3,5% e 2,7%, respectivamente. Por outro lado, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco apresentaram quedas de -0,1%, -1% e -1,1%, respectivamente.
O Índice de Atividade Econômica Regional é utilizado pelo Banco Central para medir mensalmente o ritmo econômico de 12 estados brasileiros, antecipando tendências do Produto Interno Bruto (PIB) antes dos dados oficiais do IBGE. O índice leva em consideração a produção industrial, o comércio, o setor de serviços e a agropecuária, fornecendo uma visão precisa sobre o desempenho econômico regional.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o bom resultado do Paraná é fruto de políticas públicas focadas em uma máquina administrativa mais eficiente, responsabilidade fiscal e um ambiente favorável para os negócios e investimentos. “Nos últimos seis anos, o Paraná praticamente dobrou seu PIB e se tornou a quarta maior economia do Brasil”, afirmou o governador.
O crescimento econômico também está atrelado à atuação da iniciativa privada, com a criação de novas vagas de trabalho e o fortalecimento da infraestrutura, afirmou o secretário de Planejamento, Ulisses Maia. Em fevereiro, o estado registrou o maior número de empregos já criado na série histórica, com quase 40 mil novas vagas.
Além disso, o Paraná também liderou o crescimento no turismo e registrou a segunda maior alta da indústria no país.
Com o fortalecimento de setores como a agropecuária, indústria e serviços, o Paraná está em um caminho promissor para continuar expandindo seu PIB em 2025, conforme destacou Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes.
Leia também:
- Os 10 melhores livros da literatura universal de todos os tempos
- As 5 obras-primas da literatura favoritas do Papa Francisco