Carro elétrico da BYD pega fogo no RS durante recarga improvisada pelo dono; especialistas alertam para riscos de “gambiarra”
Um BYD Dolphin 100% elétrico pegou fogo na tarde de domingo (19) em Santa Maria (RS), enquanto estava estacionado em uma rua no centro da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado durante uma recarga improvisada da bateria. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, e o fogo foi controlado.
De acordo com informações preliminares, a recarga estava sendo feita de forma improvisada: uma extensão foi passada pela janela do 2º andar até a rua, conectada ao carregador portátil, que ficou dentro do carro, sobre o banco, para evitar furtos.
Esse tipo de “gambiarra” não é recomendado pelo fabricante e aumenta consideravelmente o risco de superaquecimento e curto-circuito. A causa exata, no entanto, ainda será confirmada pela perícia técnica. As informações são da InsideEVs Brasil.
A prática, considerada perigosa, não é recomendada pela montadora nem por empresas especializadas em infraestrutura de recarga. Esse tipo de improviso pode provocar superaquecimento e curto-circuito.
Imagens do local mostram que as chamas começaram dentro do carro BYD Dolphin, mas não atingiram a bateria nem o sistema elétrico — o que reforça a hipótese de que o veículo em si não foi o causador do incêndio.
O Corpo de Bombeiros disse que, em princípio, foi um problema na recarga da bateria.

Cliente de acompanhante registra boletim de ocorrência por insatisfação em São Miguel do Oeste
Bom Jesus do Sul lança Centro de Atendimento Especializado
Fonte: ND+