Diretores de Sergipe visitam Paraná para conhecer avanços na educação estadual

Nesta ultima segunda-feira, 29 de julho, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) recebeu uma comitiva composta por cerca de dez diretores regionais de educação da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) de Sergipe.

O objetivo desta visita é conhecer a realidade das escolas da rede estadual do Paraná, com ênfase na gestão escolar, alfabetização dos estudantes, controle de frequência e acompanhamento do cotidiano em algumas escolas e núcleos regionais.

A troca de experiências entre os estados é vista como uma oportunidade valiosa para aprimorar as práticas educacionais em todo o país.

A comitiva sergipana foi recebida pelo secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, na sede da Seed-PR, em Curitiba. Durante o encontro, foi apresentada a evolução da educação no Paraná a partir da implementação de importantes iniciativas do Governo do Estado. Essas iniciativas são voltadas à gestão de resultados educacionais, monitoramento da aprendizagem e controle da frequência escolar.

Um dos principais destaques foi o Painel de Indicadores de Acompanhamento de Resultados da Educação, uma ferramenta que permite monitorar diariamente a frequência dos estudantes e identificar áreas que necessitam de reforço.

O Painel de Indicadores de Acompanhamento de Resultados da Educação, desenvolvido pela equipe técnica da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Educação, é uma ferramenta crucial para a gestão escolar no Paraná. Lançado em 2019, ele permite o monitoramento de diversos indicadores pedagógicos e de gestão, como dados de acesso à internet nas escolas, frequência às aulas, índices de redações produzidas e atividades realizadas nas plataformas pedagógicas da rede.

A coleta e análise desses dados ajudam a avaliar o desempenho dos alunos, a eficácia dos programas educacionais e a eficiência da gestão escolar, permitindo a implementação de ações estratégicas para suprir eventuais lacunas pedagógicas.

A adoção de ferramentas como o Power BI foi um dos pontos que mais despertaram o interesse da comitiva de Sergipe. Elaine Melo Tomé, diretora educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) n°7 do Sertão Sergipano, destacou a importância dessas tecnologias para acompanhar o desempenho dos alunos e a eficácia dos programas educacionais. “O objetivo é acompanhar de perto a operação deste sistema e de que forma impacta o direcionamento educacional no dia a dia da rede”, explicou.

Durante a visita, foi discutida a importância de investir na capacitação dos profissionais da educação. O programa Formadores em Ação, criado em 2020, visa promover a melhoria da aprendizagem por meio da formação continuada e da troca de experiências entre os profissionais da educação do Paraná. O programa começou com quatro temáticas centrais e, em 2024, já engloba 73 temáticas, tendo formado mais de 11 mil turmas.

Outro destaque foi o Grupo de Estudos Diretor Formador, lançado em 2023, que oferece formação continuada para diretores e diretores auxiliares da rede estadual. Em 2023, 147 diretores formadores auxiliaram na formação de 1.300 diretores cursistas, e em 2024, 202 diretores formadores estão inspirando mais 1.994 diretores e diretores auxiliares. Essas iniciativas são fundamentais para melhorar a gestão escolar e as práticas de liderança pedagógica nas escolas, focando na melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Após a recepção em Curitiba, a comitiva de Sergipe seguiu para Ponta Grossa, onde realizaram mais uma série de visitas técnicas em escolas da região, em conjunto com as equipes do Núcleo Regional de Educação. Essas visitas permitiram aos diretores conhecer de perto o funcionamento das escolas e os desafios enfrentados no dia a dia, além de observar a aplicação prática das ferramentas e iniciativas discutidas em Curitiba.

A visita da comitiva de Sergipe ao Paraná representa uma oportunidade única de troca de experiências entre os estados. Roni Miranda, secretário de Estado da Educação do Paraná, destacou a importância dessa interação para pensar em uma educação brasileira mais equânime e adaptada às necessidades e realidades dos estudantes.

“Acreditamos que a educação transforma vidas e é o único caminho para mudar realidades. A implementação de recursos educacionais que permitam mapear a educação nos estados de forma técnica é alternativa para redução das disparidades entre diferentes áreas e promoção da igualdade de oportunidades para todos os alunos”, afirmou.

Apesar dos avanços apresentados, tanto o Paraná quanto Sergipe enfrentam desafios comuns no que diz respeito à infraestrutura e aos recursos disponíveis para a educação. A troca de experiências ajuda a identificar soluções práticas e inovadoras que podem ser adaptadas e implementadas conforme as particularidades de cada região.

Um dos desafios principais é a adaptação das tecnologias e ferramentas de gestão educacional às realidades locais. O uso do Power BI e do Painel de Indicadores de Acompanhamento de Resultados da Educação no Paraná serve como exemplo de sucesso que pode ser replicado em Sergipe, ajustando-se às necessidades específicas dos educadores e estudantes sergipanos.

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