Evandro Vargas, secretário de Educação de Dionísio Cerqueira, falou sobre o início do ano letivo e as ações da Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação de Dionísio Cerqueira abriu nesse início de ano 450 vagas em creches para o ano letivo de 2026. Evandro Vargas, titular da pasta, afirmou que a demanda por matrículas cresceu nos últimos anos e que novas vagas foram criadas para atender os pais. Ele detalhou as unidades, os critérios de matrícula e planos de ampliação nas próximas semanas.
O secretário destacou o aumento na procura por vagas em creches, mesmo sem obrigatoriedade até os quatro anos.
“A gente vem, nos últimos anos, tendo um aumento na procura por vagas de creche. A gente sabe que as vagas de creche não é uma educação obrigatória, porém, a gente busca suprir todas as demandas”, disse.
A Secretaria reabriu matrículas na primeira semana para reorganizar as colocações e acompanhar o fluxo de inscrições.
Novas vagas surgiram na Creche Sonho Encantado, no bairro Três Fronteiras, e na Creche Isaura, no Centro, e segundo Evandro, o antigo espaço da Escola Luís Savoldi, também será destinado à educação infantil para reforçar as vagas na região do bairro Três Fronteiras e arredores.
“Criamos algumas vagas novas, tanto na creche Sonho Encantado do bairro Três Fronteiras, quanto na creche Isaura, aqui no Centro. E vamos ver como que se comportam as matrículas para termos noção da demanda, e assim saber se conseguiremos atender todas as vagas que serão solicitadas”, explicou o secretário.
Quanto à escolha de localização da creche para as crianças, Evandro reforçou que a Secretaria segue a regra da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Segundo a LDB, a Lei de Diretriz e Base da Educação e também o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 50, ele diz que a criança deve ser matriculada na escola mais próxima de sua residência. Quando não há vaga na escola mais próxima de sua residência, sim se disponibiliza vaga na escola mais distante. Porém há casos excepcionais em que pais que trabalham perto das creches, como na região do Sonho Encantado, levam os filhos mesmo tendo endereço no Centro”, destacou o secretário.
A divisão territorial cobre boa parte do município. A Creche Sonho Encantado atende os Bairros Peperiguaçu, Primeiro de Maio, Três Fronteiras, Floresta, Loteamento Santa Catarina, Jacob Maran, Aeroporto e Lago das Nações.
A Creche Isaura fica com Centro, Primeiro de Maio, Nossa Senhora de Fátima e São Silvestre. “Então, a gente tem mais ou menos dividido o município e, graças a Deus, está atendendo a demanda aí da nossa população”, completou.
Ao todo, as creches oferecem cerca de 450 vagas, com 250 disponíveis na Creche Isaura e mais de 150 na Sonho Encantado, destacando que o objetivo da Secretaria é ampliar o número nos próximos dias, conforme inscrições.
Pais devem procurar a unidade da área residencial para matrícula, com documentos como certidão de nascimento, comprovante de residência e carteira de vacinação.
O ano letivo começou nesta semana, e a Secretaria monitora o preenchimento para evitar filas ou desencontros.

LEIA MAIS:Mulheres ficam feridas em acidente no centro de Dionísio Cerqueira
LEIA MAIS:Lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional aconteceu nesta terça, em Dionísio Cerqueira
LEIA MAIS:Dionísio Cerqueira inicia ano letivo com entrega de kits escolares e uniformes


