O Secretário Evandro Vargas representou o município em evento do MEC que prepara diretrizes para o Plano Nacional de Educação 2024–2034
Na última semana, o secretário municipal de Educação de Dionísio Cerqueira, Evandro Vargas, esteve em Florianópolis para participar do Encontro de Cooperação Técnica dos Planos Decenais de Educação, evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Undime-SC (União dos Dirigentes Municipais de Educação), a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC) e conselhos representativos da área.
A capacitação reuniu gestores públicos e técnicos da educação de diversos municípios para discutir e colaborar na construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024–2034.
O PNE é um instrumento estratégico que orienta as políticas educacionais brasileiras para a próxima década, definindo metas e diretrizes para garantir o direito à educação com qualidade, equidade e inclusão social.
Durante o encontro, os participantes aprofundaram a análise de dados educacionais, discutiram a definição de metas para os próximos dez anos e refletiram sobre o papel dos entes federativos na implementação das políticas públicas.
Um ponto central das discussões foi a necessidade de incorporar as diversidades culturais, sociais e econômicas dos municípios brasileiros para que o PNE reflita a realidade de cada região, promovendo soluções mais eficazes e contextualizadas.
O novo Plano Nacional de Educação substituirá o ciclo vigente desde 2014, que está em sua fase final. Este momento é fundamental para avaliar os avanços conquistados, identificar desafios ainda presentes e apontar lacunas que precisam ser superadas.
A construção coletiva do PNE 2024–2034 visa fortalecer o sistema educacional brasileiro, ampliando o acesso, melhorando a qualidade do ensino e promovendo a inclusão em todos os níveis e modalidades.
Para o secretário Evandro Vargas, a participação no evento representa uma oportunidade valiosa para trazer para Dionísio Cerqueira as melhores práticas e diretrizes que possam contribuir para o desenvolvimento da educação local. Ele destaca que “a construção do novo PNE é uma chance de repensar e aprimorar as políticas educacionais, considerando as necessidades específicas do nosso município e buscando sempre a melhoria da qualidade do ensino para todos”.
Leia também:
Estudante da área de saúde, Crysne Caroline Bresolin Basquera é especialista em produção de conteúdo local e regional, saúde, redes sociais e governos.