Matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2026 já estão abertas, confira prazos, documentos exigidos e como garantir a vaga do seu filho
A Rede Municipal de Ensino de Dionísio Cerqueira deu início ao período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2026, envolvendo as creches, a pré-escola e os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
A ação contempla todas as instituições educacionais do município administradas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.
O secretário de Educação, Evandro Vargas, reforçou a importância de que pais e responsáveis procurem as escolas dentro dos prazos definidos para garantir a vaga das crianças
“Publicamos o edital na semana passada com todas as orientações necessárias e os requisitos previstos em lei. É fundamental que as famílias estejam atentas, pois quem já está na rede precisa fazer a confirmação da matrícula para permanecer na mesma escola”, explicou.
Segundo o secretário de 03 a 07 de novembro acontecem as rematrículas dos alunos já matriculados nas escolas municipais;
De 10 a 19 de novembro, matrículas novas para estudantes que ingressarão na rede ou que estão mudando de instituição.
Evandro reforça que estar matriculado em 2025 não garante a vaga automaticamente para 2026, “A família precisa ir até a escola e atualizar a documentação para confirmar a rematrícula. É um procedimento obrigatório”.
Conforme o edital, os responsáveis devem apresentar, certidão de nascimento da criança; documentos pessoais do pai e da mãe (ou responsáveis legais); comprovante de residência; carteira de vacinação atualizada; outros documentos solicitados pelo Ministério da Educação
Um ponto de atenção destacado pelo secretário é o comprovante de vacinação, que deve estar em dia.
“Antes de ir à escola, levem a criança ao posto de saúde para atualizar o cartão. É uma exigência legal para a efetivação da matrícula”, lembrou o Evandro.
Cada responsável deve procurar a escola onde o estudante está ou pretende estudar: Pingo de Gente, Castro Alves, São Silvestre, Jacob Maran, Isaura, entre outras unidades da rede.
Evandro ainda alertou, “Não deixem para o último momento. Quem se organiza agora, assegura a vaga e nos ajuda a planejar um ano letivo com qualidade para todas as crianças.”
A Secretaria de Educação reforça ainda que estas informações devem ser amplamente compartilhadas com familiares, vizinhos e grupos da comunidade, pois o tema é de utilidade pública e envolve o futuro educacional das crianças do município.

Leia também:
- Mais de R$ 120 mil serão investidos em reforma e melhorias na UBS do Bairro União
- Gilmara Valduga é a nova presidente do PL Mulher de Dionísio Cerqueira



