Tirar nota 1.000 na redação do Enem é o objetivo de muitos estudantes, pois essa pontuação pode fazer toda a diferença para garantir uma vaga no curso e universidade desejados. Para alcançar essa meta, é essencial ir além de boas ideias: é preciso estruturar o texto corretamente, construir argumentos sólidos e atender aos critérios específicos da prova.
O Enem exige uma redação dissertativa-argumentativa, o que significa que o estudante deve expor uma opinião sobre o tema proposto, desenvolver argumentos consistentes e, no fim, sugerir uma solução para o problema. Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas essenciais para alcançar a nota máxima, desde o planejamento até a execução final do texto.
O primeiro passo é entender a estrutura que o Enem exige. A redação é composta por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Na introdução, o tema deve ser contextualizado e a tese, ou seja, a opinião que será defendida ao longo do texto, precisa ser apresentada de forma clara.
No desenvolvimento, os argumentos devem ser expostos em dois ou três parágrafos, com informações bem organizadas que sustentem a tese apresentada. Por fim, na conclusão, é essencial propor uma intervenção para o problema, indicando uma solução prática que respeite os direitos humanos e tenha viabilidade no contexto.
Para alcançar uma nota alta, é fundamental entender as cinco competências que o Enem utiliza na correção da redação. Cada competência tem uma pontuação de zero a 200, totalizando até 1.000 pontos.
A primeira competência avalia o domínio da norma culta da língua portuguesa; ou seja, é importante escrever sem erros de ortografia e gramática, seguindo as regras formais da língua. A segunda competência analisa se o estudante compreendeu o tema e o desenvolveu corretamente.
A terceira avalia a capacidade de selecionar e organizar informações, demonstrando argumentos consistentes e bem estruturados. A quarta competência considera a coesão e a coerência do texto, verificando se as ideias estão bem conectadas e se o raciocínio é claro.
Por fim, a quinta competência pede que o estudante apresente uma proposta de intervenção prática, viável e em consonância com os direitos humanos. Dominar essas competências é um passo essencial para alcançar a nota máxima.
Uma dica importante é fazer um planejamento antes de começar a escrever. Dedique alguns minutos para organizar as ideias principais e escolher a tese que será defendida. Esboce os argumentos e pense na melhor forma de distribuí-los ao longo do texto.
Esse planejamento ajuda a evitar que a redação fique desorganizada e garante que todos os pontos importantes sejam abordados. Outro ponto fundamental é desenvolver um bom repertório sociocultural, o que significa buscar referências em diferentes áreas do conhecimento, como história, literatura, sociologia e atualidades. Um repertório sólido permite que o estudante utilize exemplos e citações para fortalecer os argumentos e enriquecer o texto.
Além disso, evitar erros gramaticais é crucial para manter a credibilidade do texto. A revisão final é uma etapa indispensável para corrigir possíveis deslizes de ortografia, concordância e pontuação. Durante a revisão, procure ler o texto com atenção, buscando por construções que possam ser mais claras ou concisas. Também é importante utilizar conectivos para dar fluidez ao texto, como “além disso”, “por outro lado” e “portanto”, que ajudam a organizar as ideias e facilitam a leitura. O domínio desses elementos torna o texto mais coeso e ajuda o corretor a acompanhar o raciocínio do estudante de maneira clara.
Outro aspecto essencial é demonstrar um conhecimento aprofundado sobre o tema proposto. Evitar argumentações superficiais é importante para que o texto se destaque. Se possível, explore o tema de forma crítica e criativa, mostrando que compreende os aspectos mais amplos do problema. Ao final, na proposta de intervenção, é necessário detalhar uma solução que seja prática e realizável, especificando quem executaria a ação, como seria implementada e quais os resultados esperados. Uma proposta objetiva e realista aumenta as chances de conquistar uma boa pontuação.
No entanto, é importante estar atento ao que evitar na redação do Enem. Fugir do tema proposto, por exemplo, pode levar a uma nota zero. Certifique-se de entender bem o enunciado e de que suas ideias estão alinhadas com o tema central. A repetição de ideias ao longo do texto também deve ser evitada, pois pode tornar a argumentação monótona e enfraquecer o conteúdo. Além disso, é fundamental manter o nível formal da linguagem, evitando gírias, expressões coloquiais e abreviações. Mesmo que o tema permita um tom mais próximo da realidade cotidiana, a norma culta deve ser respeitada.
Para enriquecer a argumentação, é possível usar exemplos históricos, referências literárias e dados atuais. Por exemplo, ao abordar temas sobre direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser uma referência útil para fundamentar o texto. Em assuntos sobre tecnologia e controle, obras literárias como “1984”, de George Orwell, podem ajudar a trazer um olhar crítico sobre o tema.
Questões relacionadas à educação podem ser abordadas com exemplos do sistema educacional de países como a Finlândia, enquanto temas ambientais podem ser enriquecidos com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Essas referências ampliam a profundidade do texto e demonstram que o candidato possui um bom repertório.