Desafios e avanços na Assistência Social de Dionísio Cerqueira

Gerson de Souza, assumiu a Secretaria de Assistência Social há quase cinco anos. Apesar do desafio inicial, ele tem conduzido os trabalhos com humildade e propósito, destacando a importância de entender as demandas locais e buscando soluções as necessidades da população mais carente.

“Quando assumi, foi um desafio grande. Não tínhamos muita experiência na área, mas busquei ser humilde. A demanda na fronteira é diferente, e temos trabalhado para atender às necessidades da comunidade de forma séria e imparcial”, afirmou Gerson.

Um dos destaques da pasta conforme Gerson é o programa “Comida na Mesa”, que oferece um cartão de auxílio alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade. Gerson explicou que o programa, inicialmente lançado durante a pandemia, tornou-se permanente e tem sido fundamental para garantir a segurança alimentar de centenas de famílias.

“O programa ‘Comida na Mesa’ é essencial para a comunidade. Com ele, as famílias podem comprar alimentos nos mercados locais, contribuindo para a economia da região. É um investimento significativo, mas que traz resultados positivos para quem realmente precisa, beneficiando cerca de 150 famílias do munícipio”, ressaltou o Secretário.

Além do programa de auxílio alimentação, a Secretaria de Assistência Social oferece uma ampla gama de serviços, incluindo apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, grupos de idosos, programas de capacitação e reintegração social.

95550623 57a6 41cd 8c91 44773b864c3b

Entre as ações, Gerson destacou o compromisso em fornecer assistência integral aos idosos, incluindo cuidados médicos, alimentação e atividades recreativas, com 15 grupos de idosos no munícipio e em Bom Jesus do Sul com 12 idosos na Casa de Acolhimento, para aqueles que não tem familiares por perto então precisam de ajuda para atividades diárias.

O secretário também destacou o papel fundamental do Casa Lar, que abriga crianças e adolescentes oferecendo-lhes dignidade e conforto.

“Existem preocupações com os desafios futuros, incluindo o envelhecimento da população e a necessidade de mais investimentos em assistência social, mas estamos enfrentando os desafios com a determinação necessária superá-los. Com o apoio da comunidade e parcerias sólidas, tenho certeza de que conseguiremos construir um futuro melhor para todos”, concluiu Gerson.