Deputado Cobra Repórter (PSD) destaca campanha de conscientização contra violência à pessoa idosa

“Sou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná e autor do Junho Violeta (Lei 20.252/20). O Junho Violeta tem vários objetivos como garantir a dignidade e o respeito à pessoa idosa, promover ações, combater a violência contra idosos e defender seus direitos”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), nesta terça-feira (04), quando o Governo do Paraná lançou uma campanha publicitária educativa orientando a população sobre como denunciar crimes cometidos contra os idosos. 

Assunto relacionado

“Não podemos nos calar. Muitas vezes as pessoas idosas sofrem em silêncio e toda essa mobilização se faz necessária para que essas violências, abandono e discriminação não cresçam. A campanha vem reforçar toda a luta que temos em prol das pessoas idosas”, enfatiza a secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, cuja pasta lidera a campanha.                                              

Entre as ocorrências que se enquadram como violência contra o idoso estão abandono, agressões físicas e verbais, discriminação, negligência entre outras. A campanha vai reforçar para que a população denuncie crimes contra a pessoa idosa por meio de dois telefones.

Um deles é o Disque 100, serviço que atende denúncias de violações de direitos humanos contra idosos e outros públicos, como a população LGBT, população em situação de rua, pessoas com deficiência, entre outras. Outra forma de denunciar é pelo Disque Idoso Paraná, no número 0800 141 0001. Todas as ligações para o Disque Idoso são sigilosas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

Junho Violeta

O Junho Violeta tem como símbolo um laço de cor violeta sendo, anualmente, incentivada a iluminação ou decoração voluntária da parte externa de prédios públicos ou privados, com luzes ou faixas na cor violeta.

“Aproveito para lembrar que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa também possui um canal de denúncias: o site www.defesadosidosos.org e todas são prontamente encaminhadas para que as autoridades competentes investiguem. O nosso dever, enquanto Legislativo, é sensibilizar a população para coibir qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa. Por isso, trabalhamos para fortalecer as políticas públicas”, disse o deputado Cobra Repórter.

Leia mais

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 100 milhões

Senado aprova taxação de compras internacionais de até US$ 50

...