O município de Barracão testemunhou um momento significativo em sua história política com a posse de Valdelírio Borges de Lima, o Cafuncho, como prefeito em exercício.
Cafuncho ficará no cargo por um período de 10 dias, sucedendo ao vice-prefeito que estava no exercício, Hercílio Vieira de Andrade Neto, o qual havia assumido em lugar do prefeito Jorge Santin, que está em férias. Na Câmara de Vereadores, os trabalhos ficarão sobre a responsabilidade de Luciane Garcia da Rosa, que assumiu como presidente interina.
O ato político, realizado na tarde de 8 de março, contou com a presença dos licenciados Jorge e Hercílio, dos vereadores, de secretários municipais, de servidores públicos e a comunidade. Com este ato o prefeito Jorge Santin dissipa os comentários de divisão política no grupo, informação que foi a tônica dos discursos.
O prefeito em exercício, Cafuncho destacou a importância de acompanhar de perto as ações desenvolvidas pelas secretarias municipais. Com um olhar voltado para a continuidade das políticas públicas já em andamento, Cafuncho ressaltou a necessidade de estar diariamente reunido com os secretários municipais para garantir o andamento adequado das atividades.
“É um momento muito feliz para nós. Estou assumindo este cargo com tranquilidade e responsabilidade. Estarei acompanhando de perto todas as ações desenvolvidas pelas secretarias municipais para entender melhor o funcionamento do executivo e contribuir da melhor forma possível”, afirmou o novo prefeito em exercício.
A posse temporária de Valdelírio também reflete a união e harmonia do grupo político de Barracão. Hercílio, vice-prefeito, destacou a importância deste momento para a comunidade, ressaltando a força e a coesão do grupo.
“É um momento importante para Barracão, que demonstra a união e força do nosso grupo político. Estamos em harmonia, abertos ao diálogo e com um objetivo comum de trabalhar pelo bem da nossa cidade”, afirmou Hercílio.
Jorge Santin, por sua vez, em seu discurso, enalteceu a qualidade do grupo, que supera vaidades pessoais. Ele destacou que o momento é de as lideranças pensar em prol do município, e não de suas particularidades. Fez ênfase de que não se deve trabalhar pensando em ter reconhecimento, pois em geral, poucas vezes isto acontece.
Além da transição política, a posse de Valdelírio Borges de Lima coincidiu com um marco histórico para Barracão: a primeira vez que uma mulher assume a presidência da Câmara de Vereadores, tendo Luciane da Rosa assumindo a presidência do legislativo e a suplente Elisângela Batista assumindo como vereadora, em um momento que reforça a importância da participação feminina na política local.
Luciane da Rosa destacou a significância deste momento para as mulheres de Barracão, enfatizando a luta e a contribuição de todas que abriram caminho para esta conquista.