Curso de compras públicas fortalece conhecimento em licitações entre municípios

Através de uma parceria entre o Sebrae, o Consórcio Intermunicipal da Fronteira e a Ascoagrin, aconteceu no início da semana na Tri-Fronteira um curso de conhecimento em licitações, que tem como objetivo fornecer treinamento em compras públicas para a equipe interna das prefeituras, que é a responsável por executar as tarefas que impulsionam o crescimento dos municípios, através das compras públicas.

O curso foi ministrado pela advogada e palestrante Ivanes Mattos, que ressaltou que a parceria com o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, foi essencial para a realização do treinamento.

“Não se trata apenas de um pedido do consórcio, mas de uma iniciativa crucial para a equipe interna das prefeituras, que realiza as compras públicas. É essencial que os empresários locais participem das licitações locais, o que impulsiona a economia. Compreender a lei de licitações, que está em vigor desde 2021, é fundamental”, afirmou a palestrante.

Um dos objetivos do curso é esclarecer as dúvidas dos profissionais internos das prefeituras e melhorar o planejamento das compras públicas. A aplicação da nova lei de licitações 14.133/21 exige conhecimento e prática para que o serviço público funcione com eficiência.

O curso permite que os profissionais internos das prefeituras compreendam a nova lei de licitações, melhorando assim a qualidade do serviço público. Além disso, incentiva os empresários locais a participarem das licitações, impulsionando a economia local.

Francisco Rezende, consultor do Sebrae, destacou a importância do curso.
“O treinamento aborda as adequações da nova lei de licitações, que entrou em vigor em janeiro de 2024.

Essa mudança torna essencial que os municípios compreendam as regulamentações, exigências e critérios que agora devem seguir”, afirmou Francisco.

...