Cultivo de suculentas é alternativa de renda para a agricultura familiar

No interior de São José do Cedro, a agricultora Márcia Lazzari encontrou no cultivo de suculentas uma paixão que se transformou em um empreendimento

As plantas suculentas são um ótimo negócio para as famílias rurais e mostram que a agricultura pode ir muito além da produção de alimentos.

No interior de São José do Cedro, a c encontrou no cultivo de suculentas uma paixão que se transformou em um empreendimento de sucesso com apoio da Epagri.

Foi há cerca de dois anos que o gosto de Márcia pela jardinagem começou a se transformar em um negócio.

“Comecei com uma, duas plantas, e a coleção foi crescendo. Eu já tinha uma estufa pequena quando recebi a visita da Epagri e eles fizeram o convite para participar do Curso Flor-e-Ser. Esse curso aumentou ainda mais meu interesse em ter meu próprio negócio”, conta.

Mulheres em ação

SUCULENTAS

O curso Mulheres em Ação: Flor-e-Ser, criado pela Epagri em 2019, vem capacitando agricultoras e pescadoras de diversas regiões do Estado.

O objetivo é estimular o crescimento pessoal, o protagonismo e o empreendedorismo das mulheres do campo e do mar em Santa Catarina.

Durante as aulas, as participantes desenvolvem um plano de negócio, que pode ser executado com apoio de políticas públicas.

O curso promove o despertar das mulheres para outras atividades. “A gente percebe, na migração de uma atividade para outra, o bem-estar das mulheres participantes”, diz Rejane Rigo, extensionista social da Epagri.

A agricultora Márcia Lazzari investiu no cultivo de plantas suculentas e está crescendo no mercado

Depois da capacitação, e com o acompanhamento da Epagri, Márcia conseguiu fazer seu empreendimento crescer ainda mais. Hoje ela cultiva mais de 900 tipos de suculentas.

LER >>>  Aplicativo do SUS passa a aceitar dados sobre raça e nome social

Com um mercado em crescimento na região, Márcia vem conquistando clientes e as plantas estão trazendo renda para a família.

“Faço entregas aqui na cidade de São José do Cedro, em Guaraciaba, todas ao redor. Tenho as redes sociais, faço bastante live e acabo vendendo por ali. Sai bastante também para presentes”, conta a empreendedora.

Como cultivar suculentas

As suculentas se adaptam facilmente em diversos ambientes e se tornaram populares porque são bonitas, práticas e se adaptam facilmente em diversos ambientes.

Elas têm a capacidade de armazenar água na raiz, no talo e nas folhas. Por reservarem líquido por mais tempo, podem sobreviver em ambientes secos e são uma ótima opção para quem quer ter uma plantinha em casa.

Concluídas as obras de revitalização da praça de Bom Jesus do Sul

Caminhonete argentina com 5 ocupantes é flagrada com sirene de veículo de emergência

Para a suculenta ficar bonita, Márcia dá a dica: “Elas têm que ter uma boa drenagem usar substrato bom e também fazer adubação. Se ficar água acumulada, elas acabam apodrecendo”, explica.